Estância Harberton – Ushuaia
A colonização de Ushuaia se deu quando Ushuaia já era oficialmente pertencente à Argentina. Luis Piedra Buena e sua família construíram uma casa na Ilha dos Estados, em 1852. Mais tarde foi oficializada pelo presidente argentino Bartolomé Mitre. Onde pela primeira vez, em 1868, a bandeira da Argentina foi hasteada.
No ano seguinte o inglês Waite Hockin Stirling, missionário anglicano vindo das Ilhas Malvinas. Veio para morar, criar ovelhas e tentar levar a Palavra de Deus aos índios. Waite foi o primeiro bispo anglicano das Ilhas Maldivas. Possuia o ideal de civilizar os nativos da Terra do Fogo, pois várias tentativas anteriores terminaram de forma trágica: ou com os missionários sendo massacrados pelos yamanas, ou morrendo de fome.
A casa edificada por Stirling ainda está de pé localizada em Puerto Willians. Hoje é um museu dedicado aos primeiros missionários da região.
Stirling trouxe com ele Thomas Bridge, filho de missionário, já estabelecido nas Malvinas. Bridge dominava o idioma dos yamanas (escreveu o primeiro dicionário da língua yagan), o que facilitou na conquista da confiança entre os nativos.
Bridge se fixou em Ushuaia quando definitivamente iniciou a colonização da cidade. A tentativa de Bridge em manter os índios a salvo dos novos exploradores que aportavam na região, foram frustradas por conta das doenças e da matança provocada nas disputas de terras. Porém, conseguiu batizar alguns indígenas e realizar casamentos cristãos entre eles.
Mais tarde, com muitos filhos para cuidar, ergueu uma fazenda na Isla Martillo para criar ovelhas e dar sustento à sua família. A fazenda está de pé e é chamada de Estância Harberton.
Enquanto isso, Chile e Argentina disputavam o território da Terra do Fogo. Ao término desta disputa, a Argentina, em 1883, enviou uma a Divisão Expedicionária ao Atlântico Sul. Seu objetivo era de estabelecer subprefeituras. Em 12 de outubro de 1884, a subprefeitura de Ushuaia foi determinada tendo como primeiro magistrado Alejandro Virasoro y Calvo. Esta é a data oficial da fundação da cidade.
No mesmo ano, foi criado o Território da Terra do Fogo e Ushuaia torna-se sua capital, tendo como governador Félix Paz.
Mesmo com toda a organização política do local, o que se via era um vilarejo pobre e esquecido pelo Governo Federal argentino. Muitos colonizadores (portugueses, espanhóis, ingleses, italianos, entre outros), não conseguiam se adaptar ao clima e ao solo e, com o número decrescente dos nativos, Ushuaia não conseguia se desenvolver tão rapidamente.
As instituições foram estabelecidas e serviços essenciais também como correio, clínica médica, polícia, jornais e estâncias rurais. Com essas medidas, em 1885, a população passou a 477 pessoas. Muito da constante tentativa de atrair colonos, veio dos missionários ingleses. Além da obra com os nativos, trouxeram criações de animais como a ovelha, bois e cabras, e a exploração da madeira (a primeira atividade econômica da região).
Somente em 1897 é que a igreja católica, por meio dos salesianos, construiu seu templo.
Para saber mais sobre Ushuaia.
Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…
Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…
Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…
Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…
Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…
Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…