atibaia - esportes

Cicloturismo no Circuito das Frutas

Cicloturismo no Circuito das Frutas –  trilha na Fazenda Santana em Itatiba. Foto Marcio Masulino

Destino para amantes do pedal

A região do Circuito das Frutas é apropriada para várias modalidades de ciclismo e por isso está se tornando um destino certo para os amantes do pedal. Os apaixonados pelo ciclismo de estrada encontram nas curvas, na topografia e na beleza da estrada de Morungaba um lugar perfeito para a prática. O que encanta os atletas são as retas, subidas e descidas que proporcionam diversos graus de dificuldades e são perfeitas para quem quer desenvolver um bom treino. Não raro, você cruza com triatletas profissionais ao longo da pista.

Já na modalidade Mountain Bike contemplativa, aquela em que o ciclista não quer competir, mas se exercitar e apreciar o verde e as paisagens rurais, as dez cidades do Circuito das Frutas oferecem várias opções de trilhas.

Em Itatiba, por exemplo, você pode pedalar por uma estrada de terra que corta a Fazenda Santana. O cenário é lindo e o caminho, seguro. O único inconveniente é ter de parar ao longo do caminho para abrir e fechar porteiras. Que, cá para nós, na verdade, é uma satisfação! Na cidade, uma das referências dos ciclistas é o Carlinhos, da Bike Cross. Sabe aquele apaixonado por bike que monta uma oficina e vira ponto de encontro de ciclistas? Então, é ele.

Em Jundiaí, um dos pontos de encontro é no bairro de Santa Clara, precisamente em frente ao bar de mesmo nome. Dali, os ciclistas se aventuram pelas trilhas que margeam a Serra do Japi.

Louveira possui um passeio bem bacana pela Trilha da Bica.  Nela você encontra muito verde, alambiques, sítios e você ainda pode emendar com a Estrada Teresa Bizetto Cestarolli, passar por fazendas e adegas, e conhecer outro ponto de encontro de ciclistas, o Sítio Santa Rita.

Diversas dificuldades e modalidades

Outro passeio muito legal, mas que requer mais prática e disposição, é a trilha Gruta do Quilombo que sai do bairro do Quilombo em Itupeva e te leva até Indaiatuba, ou vice-versa. Ao longo do caminho, o rio Jundiaí, bois, vacas e fazendas centenárias lhe farão companhia.

Em Vinhedo, entre muitas outras, você pode fazer a trilha do Macaco, um caminho fácil e prazeroso. Ou seguir para Valinhos e explorar as trilhas da Serra dos Cocais.

Um dos caminhos mais cansativos é a subida da Pedra Grande em Atibaia, mas nem é preciso dizer que o visual vale qualquer esforço.

Agora, o grande barato é viajar entre as cidades pelas estradas de terras, sair de Jundiaí, passar por Louveira rumo a Vinhedo, e descer por Itatiba. Passear pelas estradinhas de Jarinu e cruzar a represa para chegar a Atibaia…

São tantas opções prazerosas que não sei por que você ainda está aí parado!

Outra dica importante: Morungaba tem trilhas demarcadas e passeios maravilhosos, e, lá, aquele apaixonado por bikes se chama Sandro Montico, da Ciclo de Aventura. Vale muito a pena conhecê-lo.

Guia de Cicloturismo

Com tantos caminhos e passeios, já estava mais do que na hora de o consórcio do Circuito das Frutas organizar um guia de cicloturismo da região, assim como acontece em outros lugares do mundo.

E ele está sendo concebido. O projeto tem a ambição de unir as dez cidades produtoras de frutas por meio de trilhas.  E com isso potencializar os atrativos turísticos das zonas rurais.

A preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do projeto vem norteando os estudos e a ideia é que a rota tenha pontos de apoio em cada cidade. O que já é muito bom, pode melhorar ainda mais.

 

Clique no link para saber mais sobre esporte, meio ambiente e turismo no Circuito das Frutas

 

Rodovia Morungaba – Itatiba
Itupeva

 

 

 

 

 

 

Atibaia
Jundiaí
Louveira – Trilha da Bica
Valinhos
.

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

15 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

20 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás