Ciclismo nas Serras Catarinense e Gaúcha

Ciclismo nas Serras Catarinense e Gaúcha
Praticantes de Ciclismo nas Serras Catarinense e Gaúcha. Foto Marcus Zilli

Condições favoráveis para o esporte

Conversamos com Marcus Zilli, da Rumo Adventure Store, que nos relatou um pouco de suas experiências em Ciclismo nas Serras Catarinense e Gaúcha.  Lá onde o mundo em duas rodas é privilegiado pelas condições extremamente favoráveis à prática de esportes como mountain bike, cicloturismo, downhill, enduro e motociclismo.

As rotas abertas premiam todos os níveis de dificuldade.  E muitas estão tecnicamente preparadas para eventos organizados com música, churrascadas, vivência em fazendas, sapecadas de pinhão, degustação de vinhos e muita história. Para tudo correr bem, pois todo esporte tem sua margem de risco, é preciso estar bem equipado, além de saber respeitar os próprios limites.  E com isso aproveitando ao máximo o vento no rosto. Ao todos são mais de 500 quilômetros de trilhas para empolgar os amantes desses esportes.

Quando perguntamos a Marcus qual seu conselho para quem está a um passo de experimentar as sensações que as duas rodas proporcionam, sua resposta foi bem categórica: “Vá!”. E sobre o que as Serras representam para ele, acrescenta: “Nasci e moro aqui desde sempre. Estudei fora, voltei, viajei mais um tempo e voltei, a serra é minha casa”. É, sem dúvida, uma região que cativa os que aqui nasceram e também os visitantes.

Mountain bike nas Serras Catarinense e Gaúcha

Com braços fortes e uma boa bike, pode-se ir longe, aliás, muito longe! É isso que a prática do mountain bike exige. As Serras Catarinense e Gaúcha são o palco perfeito porque não faltam caminhos com muita lama, aclives e declives radicais. A maioria das trilhas é de níveis moderado e difícil.  Portanto, se você é iniciante na prática desse esporte, é bom começar em terrenos mais próximos aos centros urbanos e com relevo menos acidentado. Agora, se você é um veterano, aqui é o lugar ideal! Você terá passagens por altitudes acima dos mil metros, rios, matas nativas e muitos outros atrativos.

 

 

 

 

 

 

 

Veja também o post Cicloturismo nas Serras Catarinense e Gaúcha

Clique para mais informações sobre turismo, meio ambiente e cultura na rota turística Caminhos da Neve