seculos de história

Catedral de Toledo, marco da rica história da região

Catedral de Toledo

Construída entre 1226 e 1493, a Catedral de Toledo é uma das estruturas históricas mais impressionantes da Espanha.  Gótica e com toques mudéjar, é bastante diferenciada de outras catedrais contemporâneas europeias. O estilo mudéjar, desenvolvido na Península Ibérica dos séculos XII ao XVI, combina elementos e materiais ibero-muçulmano. Ou seja, em uma única edificação observamos estilos gótico, românico, renascentista e islâmico. O resultado desses estilos arquitetônicos é surpreendente em suas formas e cores.

Como em todo templo cristão erguido na Idade Média, a grandiosidade, o peso histórico e o reflexo do poder católico já são sentidos na entrada. Independentemente da religião que seguimos, é impossível não sentirmos a energia, não só espiritual, mas da capacidade humana de construção e criação artística que decoram e compõem esses monumentos.

A Catedral de Toledo, situada na cidade de Toledo foi erguida com pedras de Olihuelas. Essas pedras foram retiradas onde hoje é um sítio arqueológico na cidade de Olías del Rey distante seis quilômetros de Toledo. Neste sítio arqueológico há presença de assentamento romano e pelo que parece foi uma pedreira de pedras brancas.

Ricos detalhes

Com seus 750 vitrais, além de uma fenda no teto, a iluminação no interior da Catedral de Toledo transforma e transcende a decoração.

O altar-mor da Catedral de Toledo é chamado de El Transparente, justamente pela especial iluminação citada a pouco.  O altar foi decorado em estilo barroco, criado por Narciso Tomé autor também da fachada da Universidade de Valladolid. Este altar é o perfeito exemplo do barroco espanhol.

Na entrada principal existem três portas, finamente entalhadas, que dão, com exatidão, a magnitude do local. São elas: Puerta del Inferno (aberta apenas no Domingo de Ramos); Puerta del Perdón (aberta somente em algumas datas especiais); e a Puerta del Juicio Final (entrada principal).

A construção da Catedral de Toledo é um dos símbolos do poder econômico da região.  E portanto foi palco de acontecimentos importantes, como a coroação de Joana I,  rainha de Castela, Leão e Aragão.

Como a maioria dos templos católicos, muitos ilustres foram sepultados em suas paredes, chãos ou criptas. No caso da Catedral de Toledo, certamente um dos mais ilustre enterrado em solo sagrado foi o rei Sancho II. Filho de Afonso II e Urraca de Castela, Sancho nasceu em Coimbra no ano de 1209 e foi rei de Portugal entre 1223 até sua morte em 1248 .

Onde: Calle Cardenal Cisneros, 01 – Toledo.

Para mais dicas cultura, arte e turismo na Espanha, visite a página com Dicas Culturas do Velho Mundo.

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás