Cartão postal de Viena, a Catedral de Santo Estêvão é o marco histórico da cidade. Um dos mais antigos e importantes templos góticos da Europa, é o coração da Áustria. Construída sobre as ruínas de uma antiga igreja de 1147, a Catedral atual é datada do século XII. Ela foi edificada a mando de Rudolf IV e foi ampliada ao longo dos séculos. Depois, restaurada entre 1948 e 1962, quando foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial. Seu interior rico abriga obras de arte sacra de valores inestimáveis e, em todos os cantos, peças simbólicas dão a magnitude da fé cristã no país.
Uma visita a Catedral de Santo Estêvão não será rápida, pois sua decoração repleta de inúmeras imagens nos paralisa pela riqueza de detalhes e maestria na sua confecção.
Muitas imagens possuem tamanho real como a de São Cristóvão datada de 1470. Destaque para a Madonna dos Servos, de 1340.
Outra é a Pötscher Madonna, venerada desde a Batalha de Zenta, em 1697, quando a Santa derramava lágrimas que só cessaram no final da batalha.
Como todo templo católico, as capelas da Catedral de Santo Estêvão se destacam por seus significados e devoção. São elas: São Elígius, São Bartolomeu, da Cruz, São Valentim, Santa Catarina, assim como Santa Bárbara.
Entre os dezoito altares que compõem a Catedral de Santo Estêvão, sem dúvida, o mais famoso é o Altar de Wiener-Neustadter. Ele está situado ao lado esquerdo do altar-mor e foi confeccionado no ano de 1447.
Doado pelo rei Frederico IV (pode-se ver a assinatura de Frederico “AEIOU”) para a Abadia Cisterciense de Neükloster, em Wiener Neüstadt, é uma devoção à Marienleben (Virgem Maria). Foi transferido para a Catedral de São Estêvão em 1883. Esculpidas em madeira de tília, as imagens preenchem o centro e as asas. Estão representados os apóstolos, Cristo, Maria, anjos, Santa Bárbara, Santa Catarina, entre outros.
O subterrâneo da Catedral de Santo Estêvão abriga cerca de 10 mil ossadas. Está aberto ao público com visita guiada. As catacumbas foram construídas no século 14, já que os cemitérios estavam lotados, além das criptas Reitores, Bispos e Ducal, onde estão os restos mortais de clérigos e de setenta e dois membros da dinastia Habsburgo.
Onde: Stepransplatz 3 – Viena.
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…