Em um terreno elevado com vista para o rio e toda a aldeia de São José de Rio Negro, os missionários carmelitas construíram, de barro e palha, em 1695, a primeira igreja da posteriormente fundada cidade de Manaus. Simples e rústica, a igreja precisou ser reconstruída, com ajuda de tribos indígenas, ganhando novas instalações.
Leia mais sobre os atrativos de Manaus em nossa página do Amazonas
Mas em 1850, a igreja foi destruída por um incêndio. Novamente, cinco anos depois, começou a reconstrução que demoraria 20 anos para acabar. Em estilo neoclássico, a obra é considerada o primeiro patrimônio histórico arquitetônico da cidade.
Em uma ala anexa à igreja funciona um museu que guarda a história. E também relíquias católicas, como a cadeira que o Papa João Paulo II usou em uma missa campal na cidade. Além disso, o espaço preserva as descobertas provenientes de escavações realizadas por arqueólogos no decorrer da última reconstrução.
Um acervo de batinas usadas pelos Bispos da cidade e outros paramentos também são expostos aos visitantes.
Curiosidades:
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…