Baseado nesse sucesso comercial, em 1946, foram importados 25 casais de castores para serem criados nas terras gélidas da América do Sul, mais precisamente o sul da Patagônia. Mas, a ingenuidade e a falta de conhecimentos sobre as estruturas ambientais, fizeram desta importação uma tragédia sem precedentes. Os castores, além de se adaptarem muito bem ao seu novo habitat, puderam reinar em absoluto, pois não há predadores (no caso os ursos) que possam manter o equilíbrio de forças. Logo, milhares destes adoráveis roedores estão devastando as florestas nativas da região patagônica argentina e chilena.
Tanto os governos da Argentina e do Chile estão criando soluções para atenuar o impacto ambiental provocado pelos castores. Incentivo à caça e ao comércio dos produtos do castor como pele, carne e cauda é uma tentativa. Outra, é transformar a carne do castor em um prato goumert. Parece estranho, mas a carne do castor, segundo especialistas, é extremamente suculenta e macia, pois a camada de gordura penetra facilmente no interior da carne. Os chefs se reuniram para criar um cardápio regional e daí surgiram pastéis, massas recheadas, patês, entre outros. Porém, empecilhos burocráticos ainda impedem a comercialização da carne para restaurantes locais. Enquanto a perrenga não é resolvida, 100 mil castores constroem seus diques livremente pela região.
Os moradores das aldeias próximas a Ushuaia, que convivem com os castores desde quando foram introduzidos, preparam sua carne assada com molho de fungos.
Para saber mais sobre Ushuaia.
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…