Casa da Memória Italiana promove atividades virtuais

O Museu Casa da Memória Italiana promove atividades virtuais gratuitas, direcionadas a professores e estudantes do ensino fundamental, de 23 a 30 de março. Palestras, vídeos educativos e visitação mediada fazem parte da programação.

De 23 a 26 de março, será exibida no Facebook e no canal do Youtube, uma série de vídeos educativos desenvolvidos pela equipe de educação e de estágio em Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda. O projeto é direcionado a alunos do ensino infantil e fundamental, com o intuito de ser explorada pelos professores de educação básica como material complementar para o ensino remoto e tem como temáticas o museu, a coleção e a história de Ribeirão Preto.

Oficina para professores

No dia 29, segunda-feira, às 19h, será exibida, ao vivo, nos canais do Youtube e do Facebook da instituição, a oficina “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em Ribeirão Preto”, mediada pelo jornalista e superintendente do Instituto Ribeirão 2030, Cristiano Pavini.

Já no dia 30, terça, às 19h, o Museu Casa da Memória Italiana abordará o tema “Ênfase em Educação Patrimonial, lugares de memória e preservação em tempos de pandemia”, com a historiadora e profa. Dra. Lilian Rosa, integrante do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

A ação direcionada à formação dos professores contará com tradução simultânea em Libras. Os profissionais que estiverem na reunião, em tempo real, receberão certificado de participação, mediante a inscrição de um formulário e participação no chat.

Tour virtual mediado

Pensando em oferecer alternativas de visitação em grupo no período de distanciamento físico, o Museu Casa da Memória Italiana planejou uma Visita Mediada Virtual.

Escolas e grupos que tenham interesse em realizar a atividade pedagógica podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99760-9946) ou e-mail (contato@casadamemoriaitaliana.com.br) para o agendamento da apresentação da proposta. A agenda da visita virtual para março está completa, ainda restam algumas datas para abril. 

As atividades fazem parte da contrapartida social mediante a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc da Prefeitura do Município de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – SECULT.

*Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destaque via Divulgação