A 280 km de Belo Horizonte, a pequena cidade de Capitólio ganhou evidência turística nos últimos anos graças às suas cachoeiras e cânions formados por um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Lago de Furnas. A região é farta em beleza natural e todas as atrações são encantadoras, começando pelo grande lago, uma imensidão de água a perder de vista.
Um dos mais procurados atrativos é o passeio de barco ou chalana entre os cânions, onde é possível ver diversas cachoeiras despencando do alto dos grandes paredões. Ao redor do grande lago há vários restaurantes e bares, alguns flutuantes, que são uma ótima opção para passar o dia desfrutando de um cenário deslumbrante.
Muitas das estradinhas de terra que cortam a cidade levam a cachoeiras encantadoras e propícias para banho, como a Cachoeira do Filó, a Cachoeira Diquadinha, o Poço Dourado, a Cascata Eco Parque e a Cachoeira Lagoa Azul. É possível contratar guias com veículos 4×4, que conseguem transpor o caminho sem maiores problemas, como para visitar a Pedreira Lagoa Azul, onde poços de água transparente surgiram após a exploração de minérios na região; o Morro do Chapéu, de onde se tem um lindo visual para toda a região de Capitólio; e também as Cachoeiras Retiro Viking.
Vale a pena lembrar que na cidade não há transporte público que leve aos principais pontos turísticos, e é preciso estar motorizado para chegar até eles. Ou a solução é contratar os serviços de uma agência de turismo para os passeios.
Um dos pontos turísticos mais famosos da região, o Paraíso Perdido é um complexo de ribeirões, cachoeiras e piscinas naturais, que está localizado no município de São João Batista do Glória, a 40 km de Capitólio. É possível fazer uma trilha, encontrando no caminho diversas corredeiras e pequenos lagos com peixinhos, até chegar à última cachoeira.
O Paraíso Perdido é estruturado com espaço para camping, churrasqueira e restaurante, sendo um lugar muito convidativo para um banho em suas águas cristalinas ou para a prática de atividades como tirolesa, rapel ou trekking.
Na Cascata Eco Parque há um complexo de várias cachoeiras e piscinas naturais. Os visitantes acessam o local após uma trilha de aproximadamente 15 minutos e levam quase duas horas para conhecer todo o lugar, que chama a atenção pela beleza das quedas d’água. Na parte alta dos cânions é possível avistar a represa e as lanchas no rio. No lugar também funciona um restaurante e área para camping.
Capitólio fica na região da Serra da Canastra, região que produz queijos reconhecidos internacionalmente e que podem ser comprados diretamente dos fabricantes em seus sítios, que normalmente recebem os turistas para degustação.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Ana Di Tullio, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons
Liderada pelo povo Juruna/Yudjá, expedição a remo pela Volta Grande do Xingu propõe um “Detox…
Em novembro, a programação de discotecagem traz a artista Pathy DeJesus e atividades livres para…
Monitoria de lazer, ceia, atividades temáticas e chegada do Papai Noel para entrega dos presentes…
Gerson Fogaça apresenta obra de 5 metros — antes censurada no Brasil e, depois, reapresentada…
Longa-metragem Fala Sério, Mãe! e Sarau no Museu são alguns dos destaques da programação Um…
Apresentações artísticas, escrita coreana, desfile de Hanbok, exposições e K-Drama serão destaques do evento gratuito…