
O Prefeito, Cristiano Gerardão, da cidade turística de Capitólio e presidente da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas – sul de Minas Gerais, esteve na cidade de São Paulo fazendo uma visita técnica na Escola de Comunicações e Artes da ECA / USP – mais especificamente no NAP – Núcleo de Apoio a Pesquisa.
Com a apoio da Edersul – Empresa de Desenvolvimento do Sul de Minas Gerais, através de seu presidente Braz Pagani, o objetivo da visita do executivo de Capitólio foi o de conhecer em detalhes os projetos ali desenvolvidos. Os engenheiros Evandro Arruda e Francisco Lira da Asthor mostraram de perto as evoluções tecnológicas da educação.
O NACE Escola do Futuro – USP
O NACE Escola do Futuro – da Universidade de São Paulo – USP foi criado em 1989 como Laboratório de Tecnologias de Comunicação ligado ao Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA (Escola do Comunicação e Artes/USP), dedicado a pesquisar os impactos que as TIC (multimídia e hipertexto) teriam na ecologia das salas de aula, no ensinar e no aprender.

Atualmente pesquisa o imbricamento do contemporâneo hiperconectado da Internet das Coisas (IOT), do Big Data e da Inteligência Artificial (IA) e seus impactos no ensinar e no aprender. Atua na concepção e execução de projetos de Pesquisa-Ação bem como na elaboração de pesquisas teóricas e de produção científica no âmbito do Observatório da Cultura Digital – OCD, locus da pesquisa empírica parte integrante do NACE.
Em 2018, o NACE Escola do Futuro – USP começou a construir novas parcerias com empresas de soluções digitais (Plataforma REA NeoEdu); telas inteligentes (Hetch Board) e Móveis Inteligentes (Metadil). O ano de 2019 foi dedicado a formações de curta duração para professores em geral, por meio de eventos presenciais gratuitos na sede do NACE Escola do Futuro – USP.
Em 2020 teve início a implementação do projeto Ecossistema de Inovação na Educação Básica, por meio de convênio com o município do Guarujá (SP) através do qual foram capacitados 800 professores de escolas municipais em novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O projeto se estendeu até o final do primeiro semestre de 2021.
Durante a pandemia da Covid 19, o NACE Escola do Futuro USP atuou intensamente no apoio a professores diante da nova realidade. No contexto pandêmico pesquisadores do NACE desenvolveram e implementaram o projeto Ecossistema de Informação na Educação Básica realizado nos anos de 2020 e 2021 no Guarujá (SP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Guarujá, contando com 800 professores formados à distância para o uso autoral da tecnologia digital.

Numa parceria com a Edersul, é possível que seja firmado convênios com as mais de 90 cidades do sul de Minas Gerais para aprimorar as condições de estudos, formar educadores com uma proposta pedagógica moderna e promover resultados positivos na formação dos alunos. O Prefeito de Capitólio foi o primeiro a conhecer de perto o uso da tecnologia digital em favor da educação.
Já está aberta a visitação e vários chefes do executivo municipal estão procurando a Edersul, que é a responsável em Minas Gerais pelo agendamento dessas importantes visitas técnicas. O próximo prefeito a visitar de perto esse grandioso projeto será o Prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci e presidente da Ambasp – Associação dos Municípios do Baixo Sapucaí.
A Edersul confirma que até o final do primeiro semestre de 2026 será implantado de fato esse projeto numa cidade de Minas Gerais a ser anunciada brevemente.
Mais informações: www.edersul.com.br




