Home - Destinos Nacionais

Capital do Meio do Mundo: descubra as belezas de Macapá

Situada bem no finalzinho do mapa, quase na Guiana Francesa, o único jeito de chegar até Macapá é por viagem aérea ou marítima, afinal, a região não possui conexão por rodovia com nenhuma capital. Favorecida com uma localização estratégica, a sua costa é banhada pela foz do Rio Amazonas enquanto sua outra parte está repleta de recursos amplamente naturais, bem como construções históricas.

Foto por Roman_Rahm via iStock

Apelidada de “Capital do Meio do Mundo”, por ser a única cidade brasileira a ser cortada pela Linha do Equador, é no Marco Zero que está a referência a esse fato. Pare em frente ao obelisco e relógio de sol, coloque um pé no Hemisfério Sul e outro no Hemisfério Norte, assim poderá brincar de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Além disso, prepare-se para o intenso calor, já que o clima por lá e quente e úmido, com temperaturas que podem atingir os 40°C.

Foto por Márcia do Carmo – MTUR

Com uma área de 20 mil metros quadrados, espaço verde e ambientações voltadas à cultura do povo amapaense, no Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável o visitante tem a chance de conhecer de pertinho um pouco dos costumes e tradições locais. Descubra a história do povo ribeirinho, desvende a fauna e flora da região amazônica e, ainda, entre em contato direto com as comunidades locais para adquirir novos conhecimentos da região. As exposições, em sua maioria, a céu aberto, são permanentes. A entrada é gratuita.

Foto por Márcia do Carmo – MTUR

Um dos passeios mais procurados é o de barco pelo rio Amazonas – este, diga-se de passagem, que pode ser tranquilamente confundido com o mar – seja pela capital ou ilhotas próximas. Escolha o que deseja fazer, as opções são inúmeras e vão desde de nado com botos, apreciação de pássaros e vida marítima ou, apenas, curtir a fascinante vista de um destino sem igual.

Foto por JaySi via iStock

A flora amazônica é, de fato, impressionante. Na Trilha das Samaúmas, localizada dentro da Ilha de Santana, é possível encontrar o maior tipo de árvore da região. A floresta abriga plantas que datam mais de 400 anos e é o local ideal para quem deseja se conectar com a natureza intocada, em seu estado mais puro e milenar.

Foto por Paralaxis via iStock

Considerada um dos pontos turísticos mais antigos da cidade, o Forte de São José de Macapá foi construído pelos portugueses para se deferem de uma possível invasão dos franceses – que já haviam tomado as terras da Guiana. Durante os anos 50, foi considerado um patrimônio e tombado pelo IPHAN como parte da cultura brasileira. Atualmente, recebe visitas guiadas e é um ótimo point para tirar fotos, em especial, do rio Amazonas.

Foto por Márcia do Carmo – MTUR

Bem pertinho dali, outros locais históricos valem a visita, como a Casa do Artesão e o Trapiche Eliezer Levy. Este foi construído antes mesmo do Amapá ser considerado estado, e hoje é um dos principais pontos turísticos de Macapá.

Gastronomia

Foto por Márcia do Carmo – MTUR

Com fortes influências culinárias do Pará e pratos indígenas, a gastronomia regional do Macapá conta com sabores fortes e iguarias típicas. O açaí, pasmem, é servido em formato de caldo e funciona bem como acompanhamento de peixes, camarões, carnes vermelhas e mandioca. Tacacá e tucupi também fazem parte da cena. As frutas são um destaque a parte, em especial, o caju e o cupuaçu que são bem-vindos em sucos para refrescar.

Foto por Márcia do Carmo – MTUR

Como chegar

Para quem vai de avião, o Aeroporto de Macapá recebe diariamente voos nacionais das principais capitais brasileiras. Se escolher ir de barco ou balsa, a melhor opção é partir de Belém, no Pará, que possui o melhor acesso fluvial e oferece partidas diariamente.

Hotelaria

Na capital, é possível encontrar hotéis de médio e pequeno porte, pousadas e hostels.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destaque: Márcia do Carmo – MTUR

Carolina Berlato

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

14 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

19 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás