Campina Grande, terra do maior São João do mundo e de muita gente famosa

Terra de filhos ilustres como Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo brasileiro, autor do Auto da Compadecida; dos cantores Chico César, Zé Ramalho e do inconfundível Jenival Lacerda; da política Luiza Erundina; do grande jornalista Assis Chateaubriand, entre outros.

Foto por Cacio Murilo/MTur

Campina Grande, na Paraíba, tem o maior São João do mundo, título que disputa anualmente com a cidade de Caruaru. A cidade, no período das festas juninas, recebe turistas de todo o mundo no Parque do Povo, uma imensa área descoberta reservada para realização de eventos, com palcos, banheiros públicos e espaço para quiosques e barracas, onde as diversas quadrilhas se apresentam e muitos shows de forró acontecem. Quem nunca participou de uma festa junina em Campina Grande deve colocar essa viagem no “caderninho de desejos”, vale a pena.

Fora essa agitada temporada, a cidade tem ruas calmas, com forte herança cultural, e vem ganhando espaço no turismo do Nordeste por estar próxima a algumas lindas praias e por sua paisagem bonita e aconchegante. Quem visita a cidade pode se divertir de dia e de noite sem andar muito, e o povo hospitaleiro e festivo faz de tudo para que você sinta vontade de ficar.

Entre as praias que podem ser acessadas na mesma viagem, o destaque vai para a Praia de Tambaba, com areias brancas e de onde partem passeios de buggy que passam por mais sete praias do entorno. No total são dez praias, com águas azuladas. A praia de Pitimbu é a menos visitada e por isso a mais tranquila.

Foto por Cacio Murilo/MTur

Alguns lugares se destacam como atrações turísticas em Campina Grande, como o Museu de Arte Popular, que foi concebido como parte da UFPB e desenhado por Oscar Niemeyer, com linhas de curvas perfeitas e um estilo que é muito característico do arquiteto. Sua forma arredondada lhe rendeu o apelido de “museu dos três pandeiros”, onde há exposição permanente de obras de artes plásticas (pinturas e esculturas) de diversos artistas nacionais.

O Museu de Arte Assis Chateaubriand, anteriormente chamado de Museu de Arte de Campina Grande, tem um impressionante espaço, o que lhe concede uma grandiosidade que é admirada por todos que o visitam. Atualmente o lugar guarda algumas das mais belas obras de arte do mundo, muitas conseguidas durante a Segunda Guerra Mundial com imigrantes, e grande parte do acervo foi doação do grande jornalista que dá nome ao museu.

A Paraíba é um dos estados mais antigos do Brasil e suas raízes se fundamentam em uma exótica mistura de raças e culturas. Essa mistura deu origem a uma culinária rica em sabores: no litoral os frutos do mar são o principal, mas no resto do estado o povo paraibano faz seus banquetes com carne. A carne de sol é a mais popular, uma iguaria que nasceu na época da escravidão e ganhou um espaço nobre à mesa. Seu preparo especial deixa a carne com um sabor exótico não encontrado em outras carnes. Outro prato campeão de público é a buchada de bode costurada. Seu preparo leva os órgãos do bode e uma série de temperos que variam de família para família e são mantidos em segredo absoluto. O prato é tão apreciado que costuma atrair estrangeiros que estejam visitando a região apenas para provar esta iguaria.

Não vá embora de Campina Grande sem passar pela Vila do Artesão, um conjunto de 77 chalés que abrigam os mais variados trabalhos artesanais da cidade e das regiões próximas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Cacio Murilo/MTur