Caldas (MG): história e natureza

Caldas está localizada no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, e é uma das mais antigas cidades da região. Oferece aos visitantes a típica tranquilidade das pequenas cidades mineiras, mas com vários atrativos naturais.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

Casarões, igrejas e ruas de pedra fazem parte do centro, construídas no fim do século XVIII. No centro da cidade, as duas igrejas principais estão voltadas uma de frente para a outra, separadas por um extenso jardim.

A Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio conserva em seu interior exemplares artísticos de grande relevância, como o Quadro da Anunciação, pintado no século XIX pelo sueco Friderik Westin. Toda a ornamentação da nave central do templo foi feita pelo espanhol Celestino Artigas, e a Capela do Santíssimo pelo italiano Domingos de Rocco. Já a imponente imagem da Padroeira, esculpida em Portugal e policromada em ouro em Paris, foi trazida a Caldas por carros de boi, desde o porto do Rio de Janeiro, na década de 1880. A Igreja do Rosário, com dimensões de capela, era utilizada pelos escravos em seus momentos de oração. Ela também abriga imagens de São Benedito e Santa Ifigênia.

Na zona rural de Caldas, ainda é possível encontrar adegas artesanais que produzem vinho há várias gerações, além de farinhas, queijos e doces, feitos como antigamente.

Das fontes Rio Verde, Samaritana e São José brotam águas que são indicadas para tratamentos de problemas intestinais e de pele. O conjunto está localizado dentro do Parque Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, que também oferece serviços de banho, sauna e tratamentos estéticos.

Por todo o município há rios e riachos que formam cachoeiras e piscinas naturais. As rochas são verdadeiros mirantes e um convite para a contemplação do “mar de Minas”. A mais visitada é a Pedra Branca, com cerca de 1.800 metros de altitude, sendo o ponto mais alto e possibilitando uma visão em 360º de toda a região.

A cerca de 25 km do centro, está o distrito de São Pedro de Caldas, onde há várias indústrias produtoras de queijos, iogurtes e doces, além de cachoeiras e mirantes naturais no alto das serras que rodeiam o bairro. As calmas ruas do distrito se agitam no período dos festejos juninos, com quermesses e apresentações culturais.

Para quem gosta de contato direto com a natureza, a Cascata Antônio Monteiro reúne piscinas naturais, duchas e queda d’água, além de estrutura para lazer com quiosques e trilhas. O Bacião concentra corredeiras e quedas d’água, além de uma praia natural de águas calmas, conhecida como Areião. Na mata nativa, árvores de muitos séculos, como a cajarana, e espécies sensíveis compõem um rico ecossistema. As formações rochosas também criam outros cenários, como as pedras Navio, do Sino e Balão, além de grutas e uma caverna.

Santana de Caldas está a pouco mais de 15 km de Caldas. Santana e suas imediações se destacam como grandes produtores de café e derivados do leite. O distrito é palco de importantes festas durante o ano, eventos que mesclam religiosidade e tradições locais. Em julho, a Festa da Padroeira reúne fiéis de toda a região para louvar Sant’Ana. Setembro é o mês da Festa do Queijo, já que em Santana são produzidos queijos artesanais de diversos tipos. Para encerrar o ano, a comunidade para em uma segunda-feira de dezembro para reunir amigos de perto e de longe na Festa da Segunda, com almoço comunitário e atrações culturais e esportivas.

Caldas está inserida no Caminho da Fé, rota de peregrinos com destino ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), e recebe o nome de Ramal Esperança Bretas. O trajeto pelo município se inicia na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. Depois, o peregrino segue até o Santuário de Santa Rita de Caldas pelo bairro Maranhão, aos pés da Serra da Pedra Branca. Em breve, o trecho será expandido com a ligação dos municípios de Botelhos e Campestre ao distrito de São Pedro de Caldas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt