1 - Turismo

Café, vinhos e histórias de família: os caminhos rurais de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph

Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra Negra, no interior paulista, descobre um território onde a paisagem dita o ritmo e as experiências ganham um tom genuíno. Fora do centro, a cidade revela um cenário moldado por montanhas, estradas de terra, propriedades rurais e mirantes que descortinam paisagens cinematográficas.

Nas partes mais altas da Serra da Mantiqueira, mirantes como o Alto da Serra, a 1.310 metros de altitude, proporcionam uma sensação de amplitude ímpar. Lá do alto, o horizonte se abre e é possível até mesmo avistar cidades vizinhas em dias de céu limpo. O local é ideal para apreciar o pôr do sol, que transforma o céu em um espetáculo grandioso e a boa infraestrutura, com food trucks, banheiros, mesas e cadeiras, torna possível passar um bom tempo ali. Do local também saem os parapentes, que colorem o ar e convidam à aventura.

O Mirante do Cristo Redentor, outro ponto emblemático, oferece uma vista privilegiada da cidade e é facilmente acessível, seja por estrada ou pelo tradicional teleférico que parte do centro. Lá em cima é possível degustar um café, um chocolate caseiro, andar a cavalo ou simplesmente apreciar a vista.

Passeios rurais

Mas Serra Negra vai além dos mirantes. As estradas rurais conduzem a fazendas que contam histórias, preservam saberes antigos e inserem o visitante no cotidiano do campo. Os passeios podem ser feitos de carro, percorrendo algumas das rotas temáticas da cidade (todas bem sinalizadas) ou de jipe, garantindo um trajeto mais exclusivo que passa por propriedades privadas e garante privilégios como provar a fruta do cafezal diretamente do pé.

O café é um dos queridinhos desses roteiros, com lotes premiados e uma tradição que remonta ao século XIX. Mas também há outros produtos cultivados e desenvolvidos pelas famílias da região, a maioria de origem italiana, como vinhos, cachaças, queijos e doces típicos. Em algumas paradas, é possível conhecer a produção, a história das famílias e fazer degustações.

Outra opção na região é fazer trilhas guiadas promovidas por grupos locais, que levam a áreas de mata preservada, sítios históricos e até cachoeiras escondidas. Essa é mais uma forma de explorar um lado menos conhecido do destino e fazer uma imersão em tudo que Serra Negra tem a oferecer.

Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Pousada Villa dos Leais tem tarifas especiais para as férias de verão

Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…

24 horas atrás

Lançamento do documentário acerca do maior manguezal urbano do Brasil:  temática de preservação e Economia Azul no ES

O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…

1 dia atrás

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

2 dias atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

2 dias atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

3 dias atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

6 dias atrás