Passamos por uma verdadeira aula sobre café no “Café Biriçá”. Oscar, nosso anfitrião, explicou-nos sobre a qualidade do café arábica e como é feito o processo da seleção de grãos.
Como se cuidasse de um filho recém-nascido, pegava de diferentes sacas os grãos já secos e mostrava sua maturidade e qualidade, dando-nos o entendimento da diferença do café tipo exportação e do café comum. O bom café vem desde seu cultivo até a torrefação. E é principalmente na secagem que a atenção é redobrada, pois é fácil o grão ainda estar com sua umidade natural. a seca tem que ser perfeita, remexendo-o de hora em hora, e jamais secá-lo em chão de terra. Depois, vem a armazenagem, cujo local tem que ser arejado, sem umidade e sem luminosidade. Após esse processo, os grãos de café passam pela esteira densimétrica, na qual todos os grãos são separados de acordo com sua densidade: “Café bom é o café pesado; quanto maior sua densidade, mais qualidade possui”.
Mas, mais valioso do que ler, é viver os momentos agradáveis ao lado de quem realmente entende da melhor bebida brasileira. Então viva essa experiência! Vá com a família aprender mais sobre o que bebemos todos os dias. E curta a paisagem rural, que é o caminho para se chegar até lá!
Onde: km 43 da estrada Itatiba–Bragança, em frente ao trailer da Tenda do Mel
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
Chef Fábio dos Santos assina o menu do YVÁ Gastronomia, em São Paulo. Fotografia: Comunicação…
Crédito Ana Mello Fotografia Em alusão ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em 5…
Foto: Patricia Fernandes Com localização estratégica e fácil acesso pela Rodovia Anhanguera, o Quality Hotel…
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…