Passamos por uma verdadeira aula sobre café no “Café Biriçá”. Oscar, nosso anfitrião, explicou-nos sobre a qualidade do café arábica e como é feito o processo da seleção de grãos.
Como se cuidasse de um filho recém-nascido, pegava de diferentes sacas os grãos já secos e mostrava sua maturidade e qualidade, dando-nos o entendimento da diferença do café tipo exportação e do café comum. O bom café vem desde seu cultivo até a torrefação. E é principalmente na secagem que a atenção é redobrada, pois é fácil o grão ainda estar com sua umidade natural. a seca tem que ser perfeita, remexendo-o de hora em hora, e jamais secá-lo em chão de terra. Depois, vem a armazenagem, cujo local tem que ser arejado, sem umidade e sem luminosidade. Após esse processo, os grãos de café passam pela esteira densimétrica, na qual todos os grãos são separados de acordo com sua densidade: “Café bom é o café pesado; quanto maior sua densidade, mais qualidade possui”.
Mas, mais valioso do que ler, é viver os momentos agradáveis ao lado de quem realmente entende da melhor bebida brasileira. Então viva essa experiência! Vá com a família aprender mais sobre o que bebemos todos os dias. E curta a paisagem rural, que é o caminho para se chegar até lá!
Onde: km 43 da estrada Itatiba–Bragança, em frente ao trailer da Tenda do Mel
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
Divulgação O final do ano já tem endereço certo para quem busca experiências únicas em…
Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…