Cacoal: café e natureza

A cidade de Cacoal, no estado de Rondônia, é conhecida como a Capital do Café, sendo destaque nessa produção, mas importante também no cultivo do cacau e da castanha-do-pará.

Foto por Constantino Lagoa, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

A região começou a ser povoada por volta de 1909, quando foi instalada ali uma linha telegráfica, mas a cidade só começou a ser povoada na década de 1970, virando município em 1977, sendo assim uma das mais novas do país.

Além das grandes fazendas, há muito que se conhecer nessa cidade, como o Cacoal Selva Park, um complexo enorme de entretenimento e lazer, com parque aquático, trilhas monitoradas e gastronomia em um só lugar, com serviço também de hospedagem em cabanas.

Os atrativos naturais que a cidade oferece são o que atraem tantos turistas da região, como a Cachoeira na Linha 11, em meio à mata nativa. Embora não tenha muita infraestrutura, é um dos pontos mais visitados, onde aos finais de semana acontecem atividades como bingo e shows.

A Cachoeira do Protázio, localizada na zona rural, a cerca de 25 km do centro, oferece área de camping e quiosques com mesas e churrasqueiras. Os turistas podem se banhar nas águas refrescantes do igarapé, que forma, com a queda d’água, uma paisagem bonita e tranquila.

De água transparente, verde esmeralda e azul turquesa, a Lagoa Azul encanta pela beleza e pela vegetação abundante, mas a estrutura do local conta apenas com alguns quiosques cobertos.

Entre as opções naturais, há ainda a Pedra na Linha 7 e a Pedra na Linha 10, que são rochas propícias para escaladas, com paredões que chegam a 50 metros de altura, com trilhas e mirantes.

Dois museus valem a pena ser visitados. Um deles é o da Imagem e do Som, um convite à história da cidade e à maneira como os seres humanos se relacionam com a música, as tecnologias e sua evolução ao longo do tempo. Ele reúne cerca de 300 mil documentos, álbuns de fotos, vídeos gravados em antigas fitas cassetes e mais de 1,1 mil depoimentos que registram a história oral da literatura, música, cultura e formação de Cacoal. O outro é o Museu do Índio, que mostra a diversidade brasileira como um dos atributos mais atraentes do país, resgatando esses traços que formam nossa carga cultural, com peças de artefatos indígenas dos povos nativos.

Uma boa época para visitar Cacoal é o mês de novembro, quando acontece o Cacoal Sabor, um festival gastronômico regional.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Constantino Lagoa, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons