Cachoeiras de Cananeia, um capricho do paraíso

cachoeiras de Cananeia
Cachoeira Grande na Ilha do Cardoso

Com uma natureza exuberante e relevo acidentado, as várias Cachoeiras de Cananeia são de tirar o fôlego. Vale ressaltar que para chegar a todas elas, guias estão disponíveis para fazer do passeio uma grande aventura. No continente ou em área insular, os visitantes podem desfrutar de várias horas de puro deleite ao tomar banhos revigorantes nas águas límpidas desses espetáculos naturais.

O Roteiro das Cachoeiras de Cananeia é composto por quatro cachoeiras na área continental. São elas:

Cachoeira do Pitu – é a mais frequentada, com uma linda piscina natural e uma boa infraestrutura para lanches e piqueniques, além de banheiros.

Cachoeira do Mandira – em época de chuvas, o volume de água é intenso e correnteza forte. Aqui, podemos ver muitos animais como quatis, tamanduás, cutias, cobras, entre outros. Por isso é importante tomar certos cuidados como o uso de botas. Fica próxima a comunidade quilombola do Mandira.

Cachoeira do Encanto – está situada em propriedade particular, onde é possível almoçar pratos feitos com produtos produzidos no local.

Cachoeira Rio das Minas – não é um lugar ideal para crianças, pois é a mais selvagem de todas. Está em propriedade particular e há uma pequena taxa de entrada. É considerada a mais bela do Vale do Ribeira.

Cachoeiras na Ilha do Cardoso

A Ilha do Cardoso, é um Parque Estadual com muitos atrativos.  Ela possui duas cachoeiras acessíveis e maravilhosas.  Além da beleza natural, elas estão em locais repletos de culturas típicas.  São elas:

Cachoeira Grande – localizada na Ilha do Cardoso, próxima à praia do Marujá, pode ser acessada por meio de embarcações que fazem os passeios náuticos da Ilha.

Cachoeira do Ipanema – também situada na Ilha do Cardoso, está no caminho do Poço das Antas, lugar para descanso em meio a bela natureza.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista