Bueno Brandão, a terra das cachoeiras

Localizada nas cristas da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, já na divisa com São Paulo, Bueno Brandão guarda o jeito interiorano de viver.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

São mais de trinta cachoeiras catalogadas, muitas sem qualquer infraestrutura para recepcionar os visitantes. Porém, outras como as cachoeiras do Machado II, Ponte Alta, Santa Rita, Panotin, Cafundó e Félix contam com serviço de bar e lanches.

Picos e vales são outros dos atrativos locais – alguns deles chegam a 1.880 metros acima do nível do mar, e tiram o fôlego de quem busca a paz que esses locais trazem. É possível chegar ao cume caminhando por trilhas, de moto, bike ou jeep. O Vale das Furnas é um dos mais visitados devido a sua vista panorâmica, ideal para fotógrafos profissionais e amadores, de onde se avista cidades vizinhas como Ouro Fino e Inconfidentes.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

Entre os passeios, o Mirante do Cristo é um dos pontos que mais recebem turistas, e o Mirante da Serrinha é o destino preferido entre os praticantes de trekking.

Com tanto verde e rios que serpenteiam recortando a cidade, o turismo de aventura é um dos maiores atrativos de Bueno Brandão, com espaços para a prática de cascading, rapel, boia-cross, tirolesa, arborismo, voo livre, ciclismo, off-road, motociclismo e outros.

Com uma farta oferta de matas, trilhas, rochedos, ar puro, mirantes, cachoeiras, pastagens, fauna e flora, além de centenas de nascentes e minas d’água que brotam desse solo abençoado, é um destino também de turismo ecológico. As noites são um espetáculo à parte, já que Bueno Brandão tem uma das melhores localizações da América do Sul para observação das estrelas.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

O turismo rural também é um ponto forte na cidade, que tem em seus arredores alambiques artesanais que produzem cachaças da melhor qualidade, além de um produtor de vinho, o único na cidade, onde se pode comprar também suco de uva integral. Há ainda fazendas que produzem delícias como queijos, requeijões e doces, sempre com porteiras abertas para receber o público.

Antes de deixar a cidade, vale a pena passar no Centro de Atendimento ao Turista e na Casa do Artesão, que ficam em um casarão construído há mais de 100 anos, onde funciona também a Escola Livre de Música, e fazer algumas paradas nos restaurantes, bares, cantinas e cafés que guardam o segredo da mesa farta, entre cores, aromas e sabores, resultado de todas as influências que formaram a cultura brasileira – a culinária mineira é uma das mais apreciadas do país. Se delicie com broas de milho, pães de queijo, tutus de feijão, linguicinhas, massas apetitosas e. para fazer a digestão, prove especialidades da terra como a jeropiga e o licor de amora.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt