Espetáculo apresenta ao público paulistano o caldeirão musical fronteiriço sul-mato-grossense, à base de polca, rock, guarânia, reggae e rap em guarani
A CAIXA Cultural apresenta o espetáculo “Fronteira Guarani” é um concerto de artistas de Mato Grosso do Sul que possuem uma unidade sonora. Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos (Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira com o convidado Raphael Vital na viola) mesclam polca com rock e guarânia com reggae, fazem rap em guarani e refletem o caldeirão de influências culturais da fronteira sul-mato-grossense em confluência com os vizinhos Paraguai e Bolívia. O espetáculo inédito no Estado de São Paulo será apresentado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 19h, na CAIXA Cultural São Paulo, localizada na praça da Sé, no Centro da cidade. Os ingressos são gratuitos e limitados a um por pessoa.
Todos os artistas envolvidos vem atuando em seus respectivos trabalhos solos e desde o ano passado, em Curitiba e em Campo Grande, se reúnem em um mesmo palco trazendo composições com letras focadas na tradução do jeito de ser do sul-mato-grossense fronteiriço, no alerta para a natureza ameaçada do Pantanal e do Cerrado e na denúncia de violência contra os povos originários.
“O show Fronteira Guarani é uma união de sonoridades e narrativas. Timbres de viola e rima em guarani, reggae e guarânia num espaço de fortalecimento de auto estima e de pertencimento das raízes sul-mato-grossenses e fronteiriças, a partir da vivência e do lugar de fala de cada um”, diz Marina Peralta, também diretora musical do espetáculo.
Alzira E é uma das pioneiras da música fronteiriça sul-mato-grossense, a desenvolvendo desde os anos 1970. Suas canções já foram gravadas por nomes importantes da Música Popular Brasileira como Ney Matogrosso, Itamar Assumpção e Zélia Duncan e, nos últimos anos, Alzira vem se consolidando como uma das compositoras de maior prestígio do país. Sua obra se torna referência para vários artistas, como o próprio Hermanos Irmãos. O grupo, formado pelos precursores da “polca-rock” Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, possui um trabalho voltado para a releitura de clássicos da música regional de Mato Grosso do Sul e suas composições exploram o universo do ritmo ternário comum em todo território guaranítico, unindo musicalmente Brasil, Paraguai e Argentina. O Hermanos Irmãos terá um convidado especial no show “Fronteira Guarani”: o violeiro Raphael Vital, que vem se destacando entre a nova geração de músicos sul-mato-grossenses.
Marina Peralta e Brô MCs representam uma nova maneira de traduzir a fronteira guarani, trazendo para o universo musical de MS a batida do rap e a cadência do reggae. “Agradece” se tornou um hit na rede mundial e abriu caminho para Marina Peralta transformar-se em uma das artistas em grande ascensão da música brasileira, com milhões de acessos nas plataformas digitais. O Brô MCs é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil e o primeiro do mundo a cantar em sua língua nativa. Formado por Bruno Vn, Clemerson Clebs, Charlie CH, Kelvin M’baretê e DJ Jhon, suas letras cantadas em português e guarani retratam a realidade indígena da fronteira brasileira, especialmente dos Guarani Kaiowá, das comunidades Jaguapiru e Bororó, onde vivem os integrantes do grupo, em Dourados (MS). O grupo marca a história do país, ja tendo se apresentado no Grammy Latino, em Miami, na COP30, além dos maiores festivais do Brasil, combinando com Alok, Xamã e Marina Peralta.
Alzira E, Hermanos Irmãos, Brô MCs e Marina Peralta
Data: 30/10 e 01/11 às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Informações: (11) 3321-4400 ou no @caixaculturalsp
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Ingressos: gratuitos e distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, limitado a um ingresso por pessoa
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: fones anti ruídos disponíveis para público autista
Realização: Casa Azul
Imagem destaque por Divulgação
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda
De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…
Summit Naturescer Eco Hotel passa a ser administrado pela rede com proposta de integração à…
Performances assustadoras, concurso de fantasias, gastronomia e muita diversão fazem parte do evento, que acontece…
O Clara Arte contará com 30 novas acomodações até agosto de 2026; o projeto conta…
Público poderá participar de atividades gratuitas durante todo o mês de novembro Para dar início…
Mostra do artista Ruy Marques Ferreira reúne 24 obras inéditas que exploram memória, instinto e…