Brasil atinge 142 Indicações Geográficas

Reconhecimento do INPI fortalece economias regionais e projeta a diversidade do agro e da cultura brasileira no cenário global

O Brasil acaba de alcançar a marca de 142 produtos reconhecidos com Indicação Geográfica (IG), selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que garante qualidade e identidade cultural a alimentos, bebidas e artesanatos ligados a territórios específicos. A mais recente conquista é a Renda de Bilro de Aquiraz (CE), técnica artesanal de origem lusitana confeccionada manualmente em almofadas, que se torna a 17ª IG de artesanato e reforça o potencial econômico e cultural dos produtos de origem.
 

Foto: Complexo Artesanal de Aquiraz/ Katherine Gadelha

Esse avanço ganha projeção nacional no Connection Terroirs do Brasil, realizado anualmente em Gramado (RS). Reconhecido como o principal evento dedicado aos produtos de origem do país, o encontro impulsiona as economias regionais e promove o desenvolvimento territorial e valoriza a identidade e a qualidade dos terroirs brasileiros.
 

“Com a expansão do número de Indicações Geográficas, o Brasil reafirma seu compromisso com a valorização dos saberes tradicionais, a conservação da biodiversidade e a competitividade dos produtos nacionais. Ver o país alcançar 142 IGs comprova que o terroir brasileiro tem cada vez mais lugar de destaque no cenário global, mostrando uma diversidade e uma qualidade capazes de encantar o mundo, ao mesmo tempo em que une tradição, inovação e desenvolvimento sustentável”, destaca Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello.
 

Aberto ao público em geral, o próximo Connection Terroirs do Brasil será realizado de 22 a 26 de abril de 2026, em Gramado, na Serra Gaúcha. Com um conteúdo transformador, o evento reúne expositores de diversas regiões do país, com produtos como queijos artesanais da Serra Gaúcha, cafés da Chapada Diamantina, mel de melato do Planalto Sul, guaraná de Maués, de Manaus, e vinhos dos Vales da Uva Goethe, em Santa Catarina.

Texto por agência e edição de Rebeca Dias