Borborema, a pérola paulista

Borborema está localizada bem no centro do estado de São Paulo, às margens do Rio Tietê, em um ponto onde ele é ainda limpo e repleto de peixes. Conhecida também como “território dos enxovais e bordados”, tem mais de 50 lojas e fábricas do gênero, sendo um dos principais destinos de turismo de compras de São Paulo e de todo o país.

Foto por Nidy, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Nos quase 30 km de margens de rio, há diversas atrações como praias, pesca e esportes de aventura nas corredeiras dos rios afluentes. A Prainha do Juqueta é um desses locais, com exuberante paisagem natural. Tem aluguel de quiosques, área para camping e lazer e local onde é possível fazer passeios náuticos de algumas horas.

O turismo rural tem presença na cidade com o “Caminho Caipira”, que resgata o jeito simples de levar a vida no campo. O roteiro pode ser feito a pé, a cavalo ou de carro, passando por diversos sítios e chácaras, onde o visitante poderá saborear as delícias de uma gostosa comida caipira feita no fogão à lenha.

Como toda cidade do interior, as tradições religiosas se mantêm muito fortes, e de Borborema parte inclusive o “Caminho da Fé Borborema”, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, em um percurso de 742 km, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura, partindo da Praça Cônego Heriberto Goethersdorfer, onde está a Igreja Matriz e o monumento do peregrino. O “Caminho” cruza rios e ribeirões, e pelo itinerário é possível avistar vários animais da fauna brasileira como o lobo guará, gaviões e gatos do mato.

A Igreja (Santuário) de Nossa Senhora Aparecida, na cidade, é outro atrativo do turismo religioso, com destaque para suas pinturas artísticas em grafite, sendo a única igreja da diocese a utilizar essa técnica. Também se destaca por suas peças históricas que pertencem à antiga Matriz de Borborema, e por réplicas de objetos em estilo barroco.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Nidy, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons