A Base Naval de Ushuaia ou Base Naval Integrada Almirante Berisso está localizada às margens do Canal de Beagle. Foi fundada em 1950, pelo conhecido presidente Juan Domingo Perón, com o objetivo maior em dar sustentação às embarcações que trafegam na região mais austral do planeta rumo à Antártida e as que cruzam o Estreito de Magalhães. Sua instalação se deu nas edificações do antigo presídio. A partir de 1974, o Comando Naval Austral participa de ações de busca e salvamento de embarcações.
Em Ushuaia o ressentimento gerado pelas consequências da guerra é constante, pois as Ilhas Malvinas pertencem à Patagônia, ou seja, faz parte do seu território. Tanto é que na cidade há um lindo monumento em homenagem aos 649 argentinos mortos nesta guerra com a seguinte inscrição: El pueblo de Ushuaia a quienes (…) com o seu sangue regou as raízes da nossa soberania sobre as Maldivas. Voltaremos! É comum vermos nas ruas e nos carros, adesivos referentes ao desejo de retomada do arquipélago tomado pelos ingleses. Aqui moram 130 ex-combatentes tratados como heróis pela população local. No conflito, a Base Naval recebeu tropas e acolheu os náufragos do navio ARA General Belgrano. Na época, o temor de um ataque britânico a Ushuaia era constante, mudando o dia a dia de seus habitantes.
Hoje, é um lindo local para conhecer e admirar uma parte da frota marítima da Argentina e entender o sentimento de perda de soberania do país.
Para saber mais sobre Plaza Islas Malvinas
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…