Historia

Base Naval de Ushuaia

A Base Naval de Ushuaia ou Base Naval Integrada Almirante Berisso está localizada às margens do Canal de Beagle. Foi fundada em 1950, pelo conhecido presidente Juan Domingo Perón, com o objetivo maior em dar sustentação às embarcações que trafegam na região mais austral do planeta rumo à Antártida e as que cruzam o Estreito de Magalhães. Sua instalação se deu nas edificações do antigo presídio. A partir de 1974, o Comando Naval Austral participa de ações de busca e salvamento de embarcações.

Guerra das Malvinas

Apesar de estarem localizadas na Plataforma Continental da Patagônia, as Ilhas Malvinas ou Falkland é de domínio inglês. Segundo o primeiro registro, o capitão inglês John Strong aportou no arquipélago em 1690. Já os argentinos reivindicam a descoberta ao navegador português Fernão de Magalhães. No século XVIII, franceses e ingleses se estabeleceram em partes diferentes das Ilhas. Mais tarde a Espanha reivindicou à França a ilha onde estava estabelecida, mas não teve o mesmo sucesso com os ingleses,  o que gerou conflitos entre as duas nações até culminar na conhecida Guerra das Malvinas. Em 1982 a Argentina decide invadir o arquipélago e outras ilhas do Atlântico Sul de domínio britânico. Em retaliação, a Inglaterra simplesmente dizimou os combatentes argentinos que não tiveram forças frente ao moderno e tecnológico armamento inglês.

Em Ushuaia o ressentimento gerado pelas consequências da guerra é constante, pois as Ilhas Malvinas pertencem à Patagônia, ou seja, faz parte do seu território. Tanto é que na cidade há um lindo monumento em homenagem aos 649 argentinos mortos nesta guerra com a seguinte inscrição: El pueblo de Ushuaia a quienes (…) com o seu sangue regou as raízes da nossa soberania sobre as Maldivas. Voltaremos! É comum vermos nas ruas e nos carros, adesivos referentes ao desejo de retomada do arquipélago tomado pelos ingleses. Aqui moram 130 ex-combatentes tratados como heróis pela população local. No conflito, a Base Naval recebeu tropas e acolheu os náufragos do navio ARA General Belgrano. Na época, o temor de um ataque britânico a Ushuaia era constante, mudando o dia a dia de seus habitantes.

Hoje, é um lindo local para conhecer e admirar uma parte da frota marítima da Argentina e entender o sentimento de perda de soberania do país.

Para saber mais sobre Plaza Islas Malvinas

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

3 horas atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

8 horas atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

1 dia atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás