Barra do Garças tem turismo ecológico e místico

A Serra do Roncador é o grande cartão-postal de Barra do Garças, no estado de Mato Grosso, onde dizem haver uma entrada para uma civilização que vive no centro da Terra. São várias as histórias e lendas sobre o local.

Foto por Edevilson, Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Na mesma região, os moradores dizem avistar constantemente OVNIs, por isso foi construído um discoporto, espaço dedicado a um possível pouso de OVNIs. O espaço é bem simples e conta com a réplica de uma possível nave, alguns bonecos de ETs e um painel para fotos.

Localizado no perímetro urbano está o Parque Estadual da Serra Azul, com córregos, cachoeiras, sítios arqueológicos e uma imensa diversidade de plantas e animais, com visitação autoguiada nas trilhas que estão em meio ao cerrado. No caminho é possível avistar frutas nativas, flores e pequenos animais, principalmente aves. Entre as opções está a Trilha das 15 Cachoeiras. No parque está também o discoporto, a Escadaria da Fé e o Mirante de Cristo. A escadaria tem 1.200 degraus e, em seu final, o Mirante.

Foto por Simone Balster, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Se quiser conhecer o Park Portais do Roncador, tire um dia para esse passeio. É um lugar para visitar ou se hospedar. Fica no Vale dos Sonhos, a 70 km da cidade. O parque abriga o Instituto Ambiental Serra do Roncador e é um local muito procurado por aqueles que querem experimentar uma imersão, que envolve o auto conhecimento, o misticismo e a ecologia. Um de seus visitantes mais famosos foi o falecido astronauta Neil Armstrong. Além dele, muitos viajantes relatam a conexão espiritual do lugar. No parque existem seis trilhas, que vão desde o bico da serra a locais de conexões espirituais e cavernas, mas para todas é necessário o acompanhamento de guias locais.

Uma rota muito conhecida é a Rota Franciscana, um caminho de peregrinação que começou em 1998, com irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa de Nova Xavantina/MT, com o objetivo da comunhão com Deus, com a natureza e consigo mesmo. A peregrinação termina na Capela de São Francisco, construída em pedra, ao lado da belíssima cachoeira São Francisco e do Salão de Deus – uma caverna que possui um jardim interno, atrás da cachoeira. O percurso é realizado com carro 4×4 e pequenas caminhadas.

Na Fazenda Recanto da Serra, um complexo do ecoturismo oferece 14 atrativos na área, entre eles: cachoeiras, poços de águas claras, mirante e trilhas. A Cachoeira Azul é a mais famosa, com uma queda de aproximadamente 40 metros. No local há hospedagem em apartamentos com ar-condicionado e banheiro privativo, além de área de camping ao ar livre, com estrutura de energia e chuveiros com água quente.

Para quem gosta de cachoeiras, a região oferece muitas opções, só no Complexo da Bateia existem mais de cem.

No perímetro urbano está o Parque Águas Quentes, com piscinas com águas que variam de 31°C a 43°C e toda a infraestrutura de um parque aquático.

Se você gosta de aventura, para encerrar a visita a Barra do Garças, não deixe de participar da Expedição Rafting no Araguaia – são cinco dias de várias atividades, incluindo descida pelas corredeiras da região.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Wellyngton Nunes, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons