Sem categoria

Barcelos: Paraíso do Rio Negro

Arquipélago de Mariuá, Barcelos

Barcelos é o maior município do estado do Amazonas, com mais de 27 mil habitantes. O município fica localizado no norte do estado, na divisa com Roraima e a Venezuela. Foi fundado próximo ao Rio Negro, um dos maiores rios do mundo, cujo nome teve origem na cor de suas águas. A cidade possui uma grande conexão com a natureza devido a sua relação com o rio. 

A cidade foi fundada em 1728 com o nome de Missão Nossa Senhora da Conceição de Mariuá, aldeia dos índios Manaus. Mariuá é uma palavra indígena que provém de Mari que, por sua vez, significa grande e Iuá  é sinônimo de “braço”.  Portanto, Grande Braço do Rio Negro) pôr o Frei Matias de São Boaventura. A primeira construção da cidade foi a capela Nossa Senhora da Conceição. Em 1758, Mariuá foi promovida ao status de vila e mudou seu nome para Barcelos, além de receber a capitania de São José do Rio Negro. Em 1816, o governador Joaquim Vitório da Costa trocou a sede da capitania para o Lugar da Barra e ordenou a demolição de todos os prédios da Vila de Barcelos, com exceção do palácio, da provedoria e da igreja, diziam na época que o governador alimentava antipatia por Barcelos. Em 1876 foi criada a Comarca de Barcelos. 

Parque nacional de Barcelos
Ilha do Governador
Bancos de Areia no rio Negro

Os pontos turísticos de Barcelos estão relacionados a sua história e natureza. A região atrai diversos turistas para a pesca esportiva do tucunaré, lazer muito valorizado na região, principalmente no rio Negro. O Parque Nacional de Jaú, o Parque Estadual Serra do Aracá,  a Cachoeira do El Dorado com uma queda d’agua com aproximadamente 400 metros de altura, com suas duas ilhas: Praia Grande e a Ilha do Governador, que fazem parte do arquipélago de Mariuá. Na Praia Grande, os bancos de areia ficam visíveis de setembro a março e para chegar até lá basta utilizar as voadeiras, que são como um uber fluvial com um custo médio de 15 reais e duração de 15 minutos. 

A cidade de Barcelos é uma das maiores do estado e conta com uma excelente estrutura, principalmente na rede hoteleira da região como a pousada El Dorado, com diárias bastante acessíveis e uma bela vista do rio Negro. O hotel Amazonita possuí serviços de passeios pela biodiversidade local, varanda com vista para o Rio Negro. O hotel Rio Negro, por sua vez, fica localizado no centro da cidade e conta com um bom serviço para os turistas e também possui preço acessível.  

Ricardo Villela

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

14 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

18 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás