Barcelos é o maior município do estado do Amazonas, com mais de 27 mil habitantes. O município fica localizado no norte do estado, na divisa com Roraima e a Venezuela. Foi fundado próximo ao Rio Negro, um dos maiores rios do mundo, cujo nome teve origem na cor de suas águas. A cidade possui uma grande conexão com a natureza devido a sua relação com o rio.
A cidade foi fundada em 1728 com o nome de Missão Nossa Senhora da Conceição de Mariuá, aldeia dos índios Manaus. Mariuá é uma palavra indígena que provém de Mari que, por sua vez, significa grande e Iuá é sinônimo de “braço”. Portanto, Grande Braço do Rio Negro) pôr o Frei Matias de São Boaventura. A primeira construção da cidade foi a capela Nossa Senhora da Conceição. Em 1758, Mariuá foi promovida ao status de vila e mudou seu nome para Barcelos, além de receber a capitania de São José do Rio Negro. Em 1816, o governador Joaquim Vitório da Costa trocou a sede da capitania para o Lugar da Barra e ordenou a demolição de todos os prédios da Vila de Barcelos, com exceção do palácio, da provedoria e da igreja, diziam na época que o governador alimentava antipatia por Barcelos. Em 1876 foi criada a Comarca de Barcelos.
Os pontos turísticos de Barcelos estão relacionados a sua história e natureza. A região atrai diversos turistas para a pesca esportiva do tucunaré, lazer muito valorizado na região, principalmente no rio Negro. O Parque Nacional de Jaú, o Parque Estadual Serra do Aracá, a Cachoeira do El Dorado com uma queda d’agua com aproximadamente 400 metros de altura, com suas duas ilhas: Praia Grande e a Ilha do Governador, que fazem parte do arquipélago de Mariuá. Na Praia Grande, os bancos de areia ficam visíveis de setembro a março e para chegar até lá basta utilizar as voadeiras, que são como um uber fluvial com um custo médio de 15 reais e duração de 15 minutos.
A cidade de Barcelos é uma das maiores do estado e conta com uma excelente estrutura, principalmente na rede hoteleira da região como a pousada El Dorado, com diárias bastante acessíveis e uma bela vista do rio Negro. O hotel Amazonita possuí serviços de passeios pela biodiversidade local, varanda com vista para o Rio Negro. O hotel Rio Negro, por sua vez, fica localizado no centro da cidade e conta com um bom serviço para os turistas e também possui preço acessível.
De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…
Summit Naturescer Eco Hotel passa a ser administrado pela rede com proposta de integração à…
Espetáculo apresenta ao público paulistano o caldeirão musical fronteiriço sul-mato-grossense, à base de polca, rock,…
Performances assustadoras, concurso de fantasias, gastronomia e muita diversão fazem parte do evento, que acontece…
O Clara Arte contará com 30 novas acomodações até agosto de 2026; o projeto conta…
Público poderá participar de atividades gratuitas durante todo o mês de novembro Para dar início…