Bananal, guardiã da história cafeeira paulista

Localizada na divisa do estado de São Paulo com o Rio de Janeiro, no fundo do Vale do Paraíba, a cidade de Bananal nasceu em 1783 e se tornou município em 1832. Foi sede de várias fazendas de café, sendo uma das mais importantes produtoras paulistas, tanto que chegou a ter uma moeda própria cunhada.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Visitar Bananal é realizar uma volta no tempo, vivenciando a história através de visitas às fazendas antigas ou simplesmente caminhando pelo pequeno centro da cidade, que tem sido cenário de diversas produções nacionais e internacionais.

Foto por Ken Chu – expressão studio

O chafariz, o Solar Aguiar e a Farmácia Popular fundada em 1830 são pontos de parada no centro. A estação de trem, construída em 1888 em ferro desmontável importado da Bélgica, demonstra toda a pujança da cidade na época. Outro ponto a ser visitado é o mirante, com uma vista paradisíaca da Serra da Bocaina.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Na fazenda Boa Vista, um casarão típico colonial datado de 1780, com enorme gramado e mobiliário histórico, é possível se hospedar e aproveitar as delícias da vida rural. Na Fazenda Loanda, rica em história, um tour guiado leva para conhecer os móveis antigos e os utensílios dos séculos passados. Construída em 1855, a Fazenda dos Coqueiros mantém suas senzalas, moinhos e banheiro como antigamente e tem visitação aberta e guiada. Oferta também regime de day use.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Cravada na Serra da Bocaina, a Estação Ecológica de Bananal preserva todo o bioma local e oferece aos visitantes amantes do ecoturismo cachoeiras fenomenais, como a das Sete Quedas e a do Bracuí, de onde é possível avistar a baía de Angra dos Reis. Já na propriedade Vale da Cachoeira, outras quedas d’água encantam os visitantes.

A gastronomia local merece destaque, com a influência da fartura mineira e a marca das receitas tropeiras, somada às cachaças artesanais locais.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio