Situada às margens do Canal de Beagle, a Baía de Lapataia é um fiorde cuja área é protegida e está inserida no Parque Nacional Tierra Del Fuego. O nome Lapataia vem do yágan e siginifica “baía da floresta”. Foi parte da disputa territorial entre o Chile e a Argentina chamada de Conflito de Beagle. Possui um comprimento de 6 km, com largura máxima de 1.600 metros. Faz parte da Cordilheira dos Andes. Sua conformação vem da ação de geleiras, que, após o derretimento, foi tomada pelas águas, no caso, o Canal de Beagle. Os rios mais importantes são os rios Lapataia e Ovando. A fauna é rica e diversificada e observável: a centolla, lobo marinho, gaivotas, corvos marinhos, pato-de-vapor, entre outros.
Além da sua relevância natural, a Baía de Lapataia possui um grande sítio arqueológico com vestígios do povo Yamana. Com a chegada dos colonizadores, Lapataia foi ocupada pelo primeiro estabelecimento industrial da região: a serraria “La Argentina”, em 1883. Ainda é possível ver as paliçadas para o transporte da madeira extraída da floresta da Baía.
Atualmente, a Baía é acessível por trilhas, que estão na área aberta para visitantes do Parque Nacional Tierra Del Fuego, onde podemos trilhar pelo “Caminho Costeiro”, ou ir de carro pela Rua Nacional 3, onde termina a Rodovia Panamericana. Outra atração, só que religiosa, é a peregrinação no dia 8 de novembro ao Santuário de Nossa Senhora de Schöenstatt.
O Eco Parque Angicos, em Bananeiras (PB), viveu um momento marcante para o turismo regional…
Divulgação Seja na praia, na serra, no interior ou até em outras regiões do Brasil,…
Divulgação Enquanto os grandes centros vivem dias de intensa agitação durante o Carnaval, cresce a…
Divulgação Localizada no Circuito das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo…
Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…
Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…