braganca paulista - cultura

Associação de Escritores de Bragança Paulista – ASES

ASES

Fundada em fevereiro de 1992, a Associação de Escritores de Bragança Paulista – ASES, surgiu a partir da ação da escritora Lóla Prata, que reuniu residentes da cidade interessados em literatura e na arte de escrever.

Os quarenta membros efetivos e correspondentes do grupo têm a responsabilidade de manter acesos os ideais propostos no estatuto original, entre eles: incentivar e divulgar novos valores literários, através da realização de concursos literários; resgatar a memória de bragantinos ligados à literatura, e aprimorar o conhecimento da Língua Portuguesa. As atividades da Associação se destacam no cenário literário nacional, sendo os concursos literários os mais expressivos.

A participação dos escritores da ASES, em concursos literários nacionais e internacionais, é notada de maneira efetiva. Nos últimos vinte anos, quase quinhentos prêmios literários (entre primeiros lugares e menções honrosas) foram arrebanhados por autores da associação, levando o nome de Bragança Paulista a praticamente todos os estados brasileiros, além de Portugal e Itália.

Da produção dos concursos, já foram publicados quase quarenta livros, registros antológicos dos trabalhos vencedores. As biografias de escritores, jornalistas e historiadores bragantinos estão registradas nas duas edições da Trajetória Literária de Bragança Paulista (1994 e 2007).

Oficinas Literárias

As oficinas literárias realizadas pela ASES e outros eventos como saraus, exposições e varais literários já reuniram na cidade autores vindos das mais diversas partes do país e palestrantes de destaque, como Ignácio de Loyola Brandão. A sede do grupo está no prédio histórico, localizado na rua Cel. Leme, n° 35. No espaço cultural acontecem os encontros e eventos diversos.

Desde 2006, o departamento juvenil ASES Jovem congrega jovens de 12 a 18 anos, que se reúnem na sede todas as quartas-feiras, às 17 horas, para um encontro informal e descontraído onde mostram suas produções. O livro ASES Jovem em Prosa e Verso, de 2010, compilou essas obras juvenis.

A Associação reuniu o trabalho de seus sócios em antologias diversas: ASES em Prosa e Verso; ASES só em Versos; ASES só em Prosa; ASES em Haicais; Natal em Prosa e Verso; A ASES somos nós – essa última é a obra mais recente, em comemoração ao 20° aniversário de fundação, reunindo biografias literárias dos integrantes da Associação.

Para saber mais: cidade de Bragança Paulista

Associação de Escritores de Bragança Paulista
.

Posts Recentes

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

33 minutos atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

4 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

3 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

3 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

4 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

4 dias atrás