0 Home-Destaque - banner principal

Assis, a “princesinha da Sorocabana”

A cidade paulista de Assis, que também é conhecida como Capital do Paranapanema e Cidade Fraternal, tem a origem do seu nome em homenagem ao fundador do município, que originalmente era Acis e teve sua grafia alterada, embora muitos pensem que o nome tenha relação com São Francisco de Assis.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Assis tornou-se um importante eixo ferroviário, contando com uma das maiores oficinas de trens do Brasil. No Museu Ferroviário Agenor Francisco Felizardo, é possível encontrar peças que contam a importância dessa história.

O município também é considerado um importante centro educacional e tecnológico, sendo um dos grandes polos da UNESP (Universidade Estadual Paulista), o que garante muito agito noturno e um calendário de shows para todos os gostos.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, tem uma exuberante arquitetura, que vale a pena a visita. Quem gosta de história deve conhecer o Museu de História da Arte de Assis, a “Casa de Taipa”, primeira casa construída na cidade em meados dos anos 1914/1915. Hoje o local é utilizado para abrigar peças e objetos que reconstituem o modo de vida das famílias no início da fundação do município.

O Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” é destaque entre os museus de arte popular no Brasil. Seu acervo é composto por peças de diferentes linguagens artísticas produzidas a partir da década de 1950.

Já o Parque Buracão “João Domingos Coelho” e o Horto Ecolago são dois espaços verdes da cidade, com áreas de caminhadas e excelente infraestrutura.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

O turismo rural também está presente em Assis, oferecendo atrativos em chácaras, como passeio a cavalo e comida em fogão a lenha, em diversas propriedades da região da Água da Fortuna.

A cidade ganhou fama em toda a região na década de 1970 devido ao Porão, uma casa noturna que perdurou até os anos 90, atraindo jovens das cidades vizinhas para suas incríveis balada. Fechada em 2014, o Porão reabre no segundo semestre de 2022, prometendo voltar a ser o grande “point” local.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

15 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

17 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

20 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás