Assis, a “princesinha da Sorocabana”

A cidade paulista de Assis, que também é conhecida como Capital do Paranapanema e Cidade Fraternal, tem a origem do seu nome em homenagem ao fundador do município, que originalmente era Acis e teve sua grafia alterada, embora muitos pensem que o nome tenha relação com São Francisco de Assis.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Assis tornou-se um importante eixo ferroviário, contando com uma das maiores oficinas de trens do Brasil. No Museu Ferroviário Agenor Francisco Felizardo, é possível encontrar peças que contam a importância dessa história.

O município também é considerado um importante centro educacional e tecnológico, sendo um dos grandes polos da UNESP (Universidade Estadual Paulista), o que garante muito agito noturno e um calendário de shows para todos os gostos.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, tem uma exuberante arquitetura, que vale a pena a visita. Quem gosta de história deve conhecer o Museu de História da Arte de Assis, a “Casa de Taipa”, primeira casa construída na cidade em meados dos anos 1914/1915. Hoje o local é utilizado para abrigar peças e objetos que reconstituem o modo de vida das famílias no início da fundação do município.

O Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” é destaque entre os museus de arte popular no Brasil. Seu acervo é composto por peças de diferentes linguagens artísticas produzidas a partir da década de 1950.

Já o Parque Buracão “João Domingos Coelho” e o Horto Ecolago são dois espaços verdes da cidade, com áreas de caminhadas e excelente infraestrutura.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

O turismo rural também está presente em Assis, oferecendo atrativos em chácaras, como passeio a cavalo e comida em fogão a lenha, em diversas propriedades da região da Água da Fortuna.

A cidade ganhou fama em toda a região na década de 1970 devido ao Porão, uma casa noturna que perdurou até os anos 90, atraindo jovens das cidades vizinhas para suas incríveis balada. Fechada em 2014, o Porão reabre no segundo semestre de 2022, prometendo voltar a ser o grande “point” local.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio