Arte em Caraguatatuba

Arte em Caraguatatuba-Peixes-Ennio-Angelo-Bertoncini-bxEnnio Ângelo Bertoncini

Pintor, escultor, ceramista e ilustrador, Ennio é exímio conhecedor da arte cinematográfica, da ourivesaria e da litogravura. Além de exposições no Brasil, participou do Salão Pro-Adopt em Wildenbruch, Alemanha. Por seus trabalhos junto aos cidadãos de Caraguatatuba foi homenageado com o nome de uma rua da cidade.

Contato: (12) 3884-2071 – Caraguatatuba.

Arte em Caraguatatuba-Carlo-Cury-Asurini-bxCarlo Cury

Arquiteto e arte-educador, seu potencial criador se manifesta na ampla diversidade de materiais. Em 2012 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com aquilo que costumamos chamar de realidade. Surgem assim figuras como santos católicos, uma série de esculturas de caiçaras e o projeto de máscaras das 305 etnias das nações indígenas do Brasil. O encantamento dessas peças está no sutil rebuscamento de cada uma delas.

Contato: (12) 3882-4829 – Caraguatatuba.

Caraguatatuba-artes-Fanfarra-Municipal-Comunidade-Alaor-bxFanfarra Municipal Comunidade Alaor – FAMCAL

A FAMCAL é composta de sessenta integrantes, que dedicam parte do seu tempo em prol da boa música e da integração social. Com mais de 40 anos de história, já conquistou vários títulos, como o Campeonato Estadual de Fanfarras em 2011, campeã das cidades do Rio de Janeiro, Taubaté e São José dos Campos. A FAMCAL tem como responsável o músico e instrutor de fanfarras Marcos Silveira dos Santos, com 32 anos dedicados a essa corporação.

Contato: marcosemingo@hotmail.com – Caraguatatuba.

Caraguatatuba-artes-Antonio-Carelli-bxAntônio Carelli

Com 90 anos, Carelli morou nos anos 1950 em Paris e conviveu com os gênios da arte Pablo Picasso, Andre Lhote, Albert Gleizes, Gino Severini, Simon Segall, Ossip Zadkine, Henri Matisse e Fernand Léger, considerado o renovador da tradicional técnica do mosaico, que Carelli adaptou para a modernidade: uma grande façanha, destacada pela crítica de arte francesa da época e pelo Museu Bourdelle de Paris que organizou uma ampla mostra de suas obras com grande sucesso. Em Caraguatatuba, o mar, as montanhas e a mata atlântica o impressionam e aumentam seu vigor compositivo e a vontade de cada dia pintar mais.  Agora, sua pintura está cromática, repleta de luminosidades azuis, verdes, amarelas e vermelhas.

Contato e mais informações: artecarelli@ig.com.br; spinelli.joao@ig.com.br – Caraguatatuba.

Saiba mais sobre Caraguatatuba aqui!