2 - Cultura

Arrigo Barnabé estreia como artista visual na exposição “Conflito”

Em primeira mão, o público terá contato com a produção visual de Arrigo Barnabé na exposição “Conflito”, composta de 27 obras em diversas técnicas, sobre papel e tela, em vários formatos. Um dos principais expoentes da “Vanguarda Paulista”, multiartista do meio da música e do teatro, apresenta agora, pela primeira vez ao público, suas criações em artes visuais. O visitante poderá ver a exposição enquanto se diverte no bar e restaurante e assiste a performances de artistas drags.

Conflito / 2024 Técnica mista sobre papel 42 x 60 cm

A EXPOSIÇÃO
“Conflito”, de Arrigo Barnabé De 15/02 a 03/05/2025
Curadoria: Fernando Spaziani

O artista
Autor do álbum “Clara Crocodilo”, um marco da Vanguarda Paulista, lançado na década de 1980, com sua fusão única de elementos da música clássica, música popular brasileira, rock e experimentalismo, Arrigo é músico, compositor, ator, poeta, cantor e artista visual.
Nascido em Londrina (PR), transferiu-se para São Paulo onde frequentou os cursos de Música e Arquitetura, na USP. Influenciado por manifestações musicais como a Tropicália e a Jovem Guarda, os festivais de música e teatro, entre outros, por aqui ficou, tornando-se um dos nomes mais importantes da chamada “Vanguarda Paulista”, movimento artístico independente e alternativo nos anos 1980 na cidade de São Paulo.


“Se o Rio de Janeiro tinha o ”maestro soberano” [Tom Jobim], nós tínhamos Arrigo Barnabé, afirmam “Wilson Souto” e “Chico Pardal”, fundadores do Teatro Lira Paulistana.”
Vencedor do Festival Universitário da TV Cultura, Arrigo se destacou com a música “Diversões Eletrônicas”. Compôs missas, óperas e trilhas sonoras para filmes. Uma das mais belas composições foi criada para o filme “Oriundi”, com direção de “Ricardo Bravo”, que teve “Anthony Quinn” como protagonista.
 
Entre suas composições destaca-se “Tubarões Voadores”, uma experiência inusitada em que musicou os quadrinhos do ilustrador e chargista brasileiro “Luiz Gê”.
Sua versatilidade lhe permitiu, entre uma e outra composição, criar performances poéticas como a que fez para a arquiteta “Lina Bo Bardi”; além de participar do “Berlim Jazz Festival”, um dos mais importantes festivais do gênero.


A exposição
Ainda que em sua produção musical estivesse implícita uma visualidade latente, somente em 2021, por conta da reclusão imposta pela pandemia do Covid 19 o artista intensificou a sua criação plástica, que segundo ele mesmo conta, o ajudou a enfrentar esse período de isolamento. Desde então não parou mais de experimentar técnicas, cores, suportes e formatos diferenciados. Assim, Arrigo apresenta agora, pela primeira vez, um conjunto de 27 obras em diversas técnicas sobre papel e tela. Na exposição estão presentes alguns temas que são caros ao artista como a transfiguração, a mutação, a transformação e o conflito, gerados pela justaposição de suas colagens, pinturas, desenhos e rasgos originando uma produção instigante e original.

“São coisas que eu fiz por necessidade interna. Comecei durante a pandemia, não pensava de forma alguma em expor, mas o volume, a produção começou a aumentar muito, e eu resolvi mostrar pra Suca (amiga de Arrigo) e ver o que ela achava. Ela sugeriu que eu mostrasse, fizesse uma exposição.” – conta Arrigo.

Seus trabalhos não se limitam aos padrões acadêmicos tradicionais e exploram formas que se aproximam do figurativo para depois mergulharem na abstração. O conjunto de obras aqui exposto revela a alma inquieta do artista e sobretudo sua coragem em experimentar e se expor, uma vez que todas as obras possuem um caráter muito pessoal e seria impossível dissociá-lo de sua trajetória musical marcada por um trabalho autoral, transgressor e independente.

É por este viés que vamos navegando por trabalhos recheados de referências visuais e estéticas que vão revelando muito da história do artista e de todos nós, enquanto participantes desse contexto social e urbano da metrópole.

Ao tomar conhecimento da existência da Casa Fluida, Arrigo mostrou-se interessado sobretudo pelo caráter independente, transgressor e alternativo com que este espaço atua em São Paulo. A Casa é um local que respira arte e evidencia sua vocação, materializada em performances de artistas drags, espetáculos teatrais, debates, e outras manifestações culturais em sintonia com as exposições de artes visuais. Arrigo vem somar, mesclando seu extenso e representativo percurso cultural na música e recente produção visual com a efervescência artística promovida pela Casa.

A CASA
Em 2021 foi inaugurada a Casa Fluida, em um casarão dos anos 1950, na Rua Bela Cintra, 569 – Consolação, São Paulo (SP). A Casa Fluida conta com espaços expositivos distribuídos em 3 andares, além de ambientes que abrigam um ateliê de arte, uma lojinha, bar, restaurante, um grande camarim aberto ao público e dois terraços ao ar livre.
Em 2023 e 24 a Casa Fluida foi indicada na categoria Bar de Agito, na Edição Comer&Beber da Veja São Paulo. Além disso, foi incluída no guia Minha São Paulo, de Didi Wagner, além de muitas outras citações na mídia nacional e internacional, a exemplo de publicação na coluna 36 Hours, do New York Times e matéria especial no SPTV1, da Rede Globo.


 
Serviço:
Exposição
“Conflito”, de Arrigo Barnabé
Curadoria: Fernando Spaziani
Abertura: 15 de fevereiro de 2025, sábado, das 11h às 14h. Entrada gratuita. Visitação: de 15/02 a 03/05/2025
Horário de funcionamento: quarta-feira a sábado, das 18h às 0h30 (R$ 6,00).
Observações:
1.    Havendo interesse favor solicitar mais imagens das obras e/ou as imagens em alta resolução;
2.    As obras estarão à venda.

Casa Fluida

Rua Bela Cintra, 569 Consolação, São Paulo – SP CEP 01415-001
Horário de funcionamento:
Quarta-feira a sábado, das 18h às 1h (entrada: R$ 6,00). Estacionamentos disponíveis na região. Não possui vallet. Instagram: @casafluida
Contatos

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Onde ficar em Serra Negra: hotéis, fazendas e refúgios de luxo para todos os estilos

Localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é um dos destinos mais…

12 horas atrás

Confira as programações exclusivas de Dia das Crianças no Jardim Atlântico Beach Resort

Nem sempre os melhores presentes cabem em caixas ou vêm enfeitados com laços coloridos. Às…

12 horas atrás

Mundial Turismo aposta em consolidação, tecnologia e parcerias estratégicas para crescer

Divulgação A Mundial Turismo completa 17 anos em 2025 celebrando uma trajetória de inovação, parcerias…

1 dia atrás

Castelo Park Aquático traz acessibilidade, novas experiências e programação especial na reabertura

Para o calor da primavera, parque aquático de Cesário Lange contou com reabertura, reunindo diversas…

1 dia atrás

Descubra Fado na região de Alfama

Seja nas típicas ruas estreitas, em casas de show ou restaurantes, o Fado segue em…

2 dias atrás

Serra Negra Palace Hotel: mais de 60 anos de história oferecendo acolhimento e qualidade

Divulgação O Serra Negra Palace Hotel é uma grande referência de hospitalidade no município de…

2 dias atrás