Parque Nacional da Serra Geral e os Aparados da Serra

Canion Itaimbezinho em Cambará do Sul – Fotos: Alex Boeira e Márcio Masulino

Estradas estreitas cortadas em paredões de rocha com desfiladeiros enormes, dignos de uma cena de filme de faroeste ou de ação. Assim é Aparados da Serra, localizado na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É um parque de conservação e a região leva o título de “maior conjunto de Cânions da América do Sul e a montanha mais gelada do Brasil, já chegando a registar no inverno temperatura de dezessete graus negativos, com sensação térmica de trinta graus negativos.
Com um relevo bastante particular, desfiladeiros em paredões verticais que chegam a setecentos metros de altura, que mais parecem imensos gigantes vistos de baixo, terminam abruptamente os campos suavemente ondulados do planalto, dando a impressão de terem sido “aparados” e por isso a origem do nome do parque.


São sessenta e três quilômetros de paredões, dividindo os estados que fazem parte do Parque Nacional da Serra Geral e trinta e seis cânions, cada qual com sua peculiaridade, mas todos com mirantes que nos presenteiam com imagens dignas de cartões postais.
Para enfrentar as trilhas que cortam o parque é necessário um condicionamento físico razoável, para os sobe e desce nos desfiladeiros, mas certamente vale á pena a “malhação” na academia quando se depara com paisagens únicas, como no Itaimbezinho, um dos cânions mais conhecidos do país, com uma vista panorâmica ímpar e extensão de quase seis quilômetros, que podem ser explorados em bikes, a cavalo ou caminhando, com acesso aos cânions, rios e cachoeiras, chegando a seiscentos metros de profundidade (setecentos e cinquenta em seu ponto máximo), percorrido pelo arroio Perdizes, um regato manso de poucas águas.


O Fortaleza é outro cânion bastante procurado pelos turistas com acesso a 23 km a partir de Cambará do Sul o que torna o deslocamento de carro até lá um pouco longo, mas o cânion sempre impressiona seus visitantes. A visita envolve duas caminhadas de mais ou menos duas horas ida e volta, passando pela Trilha da Pedra do Segredo e a Trilha do Mirante Quebra Cangalha.

As montanhas que formam o complexo, tem em sua parte central pequenas cidades como São José dos Ausentes (RS) e Bom Jardim da Serra (SC), área conhecida como o Campo de Cima pelos tropeiros, que por ali deixaram suas marcas e que desbravaram as áreas do sul de nosso país. Criaram caminhos que desciam dos Aparados e seguiam pela Serra Velha (hoje Serra da Rocinha) em direção a Laguna, litoral de Santa Catarina.

As cidades mais próximas ao Parque são Cambará do Sul, que fica a cerca de 190 km de distância de Porto Alegre e Praia Grande, a 294 Km de Florianópolis.

Não é possível acampar dentro da área do parque, que tem horário para visitação e regras bastante rígidas. Para pernoite existem várias pousadas nas cidades do “Campo de Cima”, que acomodam todos os bolsos.
Chegar à beira de um dos paredões e avistar os cânions, seja qual for, nos mostra a pequenez do homem diante da magnitude na Natureza.
Somos apenas uma pequeníssima parte desse todo!

Leia mais sobre turismo de natureza nas matérias de Patricia de Campos