Travessia Camburi – Arquipélago de Alcatrazes no litoral norte de São Paulo

Travessia Camburi – Arquipélago de Alcatrazes no litoral norte de São Paulo

O ex-surfista Ricardo Augusto, 50 anos, morador da praia de Camburi, São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizou pela terceira vez fez a Travessia Camburi -Arquipélago de Alcatrazes, nadando 40 quilômetros em 15 horas, durante a madrugada do último dia 4 de abril. Esse desafio começou quando Ricardo, aos 40 anos, sofreu um naufrágio em uma ilha de Fiji em que simplesmente saiu nadando por 4 horas em busca de resgate.

Para ele, esse dia foi um divisor de águas em sua vida, pois passou a entender seu corpo e sua cabeça de forma diferente e que poderia superar limites que até então não imaginava. Hoje, nada  cinco dias por semana, acompanhado de seu treinador Alvaro Coleone e, nos finais de semana, um treino mais longo no mar com amigos ou mesmo sozinho.

Alcatrazes

Escolheu Alcatrazes porque parecia inalcançável e contava para todos que era seu sonho conhecer o Arquipélago. A Travessia contou com o apoio de “amigos fortes e valentes, pois sem estes caras não seria possível nada disso! Nesta última travessia o time foi enxuto, somente com: Tony Nogueira, Tomas, Theodora e Tito Guidotti (familia de amigos), Evandro Borges Roberto Ibraim, Marcelo Teixeira além do pessoal do Veleiro Endurance, o Capitão Alejandro e o Pedrinho. Temos um veleiro de 64 pés  muito seguro e confortável e um bote valente e rápido, o 4X4, que dão total segurança e agilidade as nossas aventuras.”

Durante a Travessia

“No início o mar estava bem mexido, as primeiras 4 e 5 horas foram bem difíceis. Eu tive que me concentrar muito, pois era noite e não tínhamos visão de Alcatrazes a nossa frente. Sabia que ele estava lá, mas não o ver, é perturbador. A Travessia toda é um grande prazer. Mesmo quando falo sobre as dificuldades físicas e mentais que passo neste tipo de desafio, sinto orgulho de ter vencido tais barreiras e seguir em frente.

Ver o sol se pondo e a lua aparecendo durante um evento como este te enche de alegria e energiza a equipe toda. Ver peixes nadando junto, tartarugas, cardumes de raias e pássaros curiosos te sobrevoando (eles querem saber o que você esta fazendo).

Acho que este contato com a natureza é o melhor, mas tem também o desafio de ir longe,  cada vez mais longe e, no meu caso  que moro em Camburi, foi de alcançar as ilhas daqui,  que são várias:  As Ilhas (1.5 km), Ilhas das Couves (2.5 km), Ilha dos Gatos (3.5 km) , Montão de Trigo (15 km)  e Alcatrazes (40 Km) das mais próximas até as mais distantes,  uma a uma foi também um dos motivos.

Chegar em Alcatrazes a nado é uma grande aventura, e neste momento que tento lembrar de tudo e descrever cada detalhe, a emoção toma conta e meu braço fica arrepiado. Sinto vontade de nadar novamente! Nadar até Alcatrazes me fez sentir vivo,  foi realmente fantástico!”

 A vontade de compartilhar a experiência

Estamos abrindo essa nova rota que será o grande desafio nacional, este é o meu sonho, que outros venham nadar comigo e esta linha se torne o objetivo de outros nadadores!

 

Clique para mais informações sobre esportes, cultura e turismo em São Sebastião e no Litoral Paulista

 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

6 horas atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

7 horas atrás

Novo refúgio de luxo em Alagoas: conheça o Origem Patacho Design Hotel

Com arquitetura que se funde à natureza e serviços personalizados, o hotel oferece uma imersão…

7 horas atrás

Festival Nosso Futuro Brasil-França chega em Salvador unindo África, França e Brasil

Com o "Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África - Nossos Lugares em Partilha" no…

8 horas atrás

Espetáculo de luzes com mais de 50 dias de programação no Natal de Joinville

Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville promete experiências inesquecíveis…

9 horas atrás

Osesp interpreta ‘Minha pátria’, de Bedrich Smetana, sob a regência de Jac van Steen – 30/out a 01/nov

De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…

1 dia atrás