A cidade catarinense de Piratuba tem como um de seus maiores atrativos suas águas termais. Além disso, conta com opções de lazer para toda a família, boa gastronomia e muita natureza.
O Parque das Águas Termais, com 100 mil m² de área e várias piscinas com águas a uma temperatura média de 38°C, é muito procurado tanto para lazer como para tratamentos de saúde. No espaço tem área de camping, estacionamento para motorhome, trilhas leves, churrasqueiras e lanchonetes.
Mas há outros atrativos na cidade que valem ser conhecidos, como a Usina Hidrelétrica Machadinho, que fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com belas paisagens e uma queda d’água de mais de 90 metros. Há no local uma visita guiada, onde é possível conhecer comportas, túneis de condução e desvio, transformadores e linhas de transmissão de energia.
No Parque dos Três Pinheiros está o Minimundo, um espaço com miniaturas de engenhos e moinhos que funcionam de verdade, um zoo com mais de 120 animais exóticos e passeios de pôneis para as crianças.
O turismo rural é forte na cidade e região, com rotas específicas, como a Rota da Amizade, no Vale do Contestado, passando pelos municípios de Treze Tílias, Fraiburgo, Videira, Piratuba e Joaçaba, sendo que cada cidade tem um atrativo especial para os visitantes. A Rota do Engenho tem duração de duas horas em um ônibus personalizado e com direito a um guia. O trajeto conta com degustação de cachaças, produtos artesanais, geleias e licores. Há ainda a Rota do Chopp, uma das mais procuradas, passando por cervejarias artesanais da região, incluindo o Baile Kerb.
Para conhecer a história local, a Casa da Memória, construída na década de 1940 por uma das primeiras famílias que ajudaram na colonização de Piratuba, reúne fotografias, materiais e informações que contam a história da cidade. Na Casa Colonial, um ponto de comércio da produção rural local e de produtos como bolos, frutas, bolachas, legumes, bebidas e vários tipos de artesanato, é possível comprar direto dos produtores e conhecer os hábitos alimentares locais.
Dois passeios que devem estar no roteiro de quem visita a cidade são: a viagem na maria-fumaça que vai até a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, passando por casas coloniais e montanhas; e o city tour de Jardineira, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade – o passeio é acompanhado por guias que dão explicações sobre cada ponto.
Nos limites dos municípios está o Parque da Cascata do Ipira, onde se pode explorar o que de melhor tem a natureza, tais como paredões rochosos, quedas d’água, trilhas, grutas, cavernas etc. Um lugar para conhecer de perto a fauna e a flora intocadas da região, além da prática de esportes e atividades de lazer.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Ricardo Eliezer de Souza e Silva Maas, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons
Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…