Águas termais são a grande atração de Piratuba

A cidade catarinense de Piratuba tem como um de seus maiores atrativos suas águas termais. Além disso, conta com opções de lazer para toda a família, boa gastronomia e muita natureza.

Foto por Ricardo Eliezer de Souza e Silva Maas, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

O Parque das Águas Termais, com 100 mil m² de área e várias piscinas com águas a uma temperatura média de 38°C, é muito procurado tanto para lazer como para tratamentos de saúde. No espaço tem área de camping, estacionamento para motorhome, trilhas leves, churrasqueiras e lanchonetes.

Mas há outros atrativos na cidade que valem ser conhecidos, como a Usina Hidrelétrica Machadinho, que fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com belas paisagens e uma queda d’água de mais de 90 metros. Há no local uma visita guiada, onde é possível conhecer comportas, túneis de condução e desvio, transformadores e linhas de transmissão de energia.

No Parque dos Três Pinheiros está o Minimundo, um espaço com miniaturas de engenhos e moinhos que funcionam de verdade, um zoo com mais de 120 animais exóticos e passeios de pôneis para as crianças.

O turismo rural é forte na cidade e região, com rotas específicas, como a Rota da Amizade, no Vale do Contestado, passando pelos municípios de Treze Tílias, Fraiburgo, Videira, Piratuba e Joaçaba, sendo que cada cidade tem um atrativo especial para os visitantes. A Rota do Engenho tem duração de duas horas em um ônibus personalizado e com direito a um guia. O trajeto conta com degustação de cachaças, produtos artesanais, geleias e licores. Há ainda a Rota do Chopp, uma das mais procuradas, passando por cervejarias artesanais da região, incluindo o Baile Kerb.

Para conhecer a história local, a Casa da Memória, construída na década de 1940 por uma das primeiras famílias que ajudaram na colonização de Piratuba, reúne fotografias, materiais e informações que contam a história da cidade. Na Casa Colonial, um ponto de comércio da produção rural local e de produtos como bolos, frutas, bolachas, legumes, bebidas e vários tipos de artesanato, é possível comprar direto dos produtores e conhecer os hábitos alimentares locais.

Dois passeios que devem estar no roteiro de quem visita a cidade são: a viagem na maria-fumaça que vai até a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, passando por casas coloniais e montanhas; e o city tour de Jardineira, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade – o passeio é acompanhado por guias que dão explicações sobre cada ponto.

Nos limites dos municípios está o Parque da Cascata do Ipira, onde se pode explorar o que de melhor tem a natureza, tais como paredões rochosos, quedas d’água, trilhas, grutas, cavernas etc. Um lugar para conhecer de perto a fauna e a flora intocadas da região, além da prática de esportes e atividades de lazer.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ricardo Eliezer de Souza e Silva Maas, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons