Pomerode, uma pequena Alemanha

A linda Pomerode, localizada no estado de Santa Catarina, é considerada a cidade mais alemã do Brasil. O destino tem muitas opções de passeios e gastronomia própria, além disso, as construções típicas, com lindos jardins, estão por todos os lugares e merecem muitas fotos, já começando pelos portais (dois), que recepcionam os turistas e merecem ser fotografados.

Foto por Renato Soares/MTur

O tour pode começar pelo Museu do Brinquedo, que encanta todas as gerações, com uma imensa coleção de várias décadas, num total de mais de 3.000 peças. Mantendo o clima de magia, a Vila Encantada é um espaço com diversão para todas as idades, em um Parque de Dinossauros, com réplicas que chegam a dez metros de altura.

No Museu do Automóvel, há uma coleção bem preservada de diversos veículos antigos, provenientes de diversas décadas, entre eles um conversível onde é possível entrar e tirar fotos.

Apaixonados por chocolate vão gostar do tour na fábrica Nugali, através de uma visita autoguiada, que inicia com um curto vídeo sobre a empresa, passando pela pequena estufa de cacau e todas as etapas do processo de fabricação, terminando com degustação dos chocolates produzidos por eles.

Foto por Renato Soares/MTur

A Rota do Enxaimel é um passeio obrigatório para quem visita a cidade. É um caminho com diversas propriedades e estabelecimentos comerciais que preservam, em sua construção, a típica arquitetura enxaimel dos imigrantes alemães. Há passeios específicos para conhecer algumas dessas construções. No caminho há atrativos gastronômicos e culturais, como a Casa Siewert, que acaba se tornando um museu vivo de cultura e histórias contadas por seus proprietários. 

Para quem quer conhecer os ares rurais da cidade, uma boa opção são os passeios de jeep, que passam por chácaras e sítios, garantindo aventura e uma paisagem inesquecível do Sul do país.

A Art Falcon é um atrativo diferente e interessante. É um espaço de treinamento de aves e falcoaria, onde os visitantes recebem instruções e informações sobre o cuidado de grandes aves e podem, inclusive, ficar bem perto delas, dar o braço e ter uma experiência nova junto aos animais.

Há boas opções de compras em lojas de fábrica, que vão desde confecção infantil a alimentos, como os salames e embutidos, artigos em Madeira da Behling junto ao Museu do Marceneiro e porcelanas da Oxford ou da Schmidt, que possuem um pequeno museu de suas peças.

Foto por Renato Soares/MTur

Nos restaurantes locais, destaque para a gastronomia típica alemã, com pratos à base de carne de porco, chucrutes e kassler. A cerveja artesanal também é tradição – a dica é conhecer a Cervejaria Schornstein.

Foto por Renato Soares/MTur

Tente programar sua viagem para Pomerode para a segunda quinzena de janeiro, para aproveitar a Festa Pomerana, um evento alegre e animado, que celebra as origens alemães da cidade em uma mini-Oktoberfest; ou então para o período da Páscoa, quando acontece a Osterfest, a celebração alemã da data que inclui muitos ovos coloridos pendurados nas árvores e decoração temática por toda a cidade.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Renato Soares/MTur