Águas da Prata tem lazer, saúde e natureza em um mesmo lugar

A pacata cidade de Águas da Prata está localizada na encosta do planalto do vulcão de Poços de Caldas, a 238 km da capital paulista. Sua grande riqueza está nas águas, tendo sua primeira fonte de água mineral descoberta em 1876. Em 1913, teve início a exploração das águas locais, despontando o município como destino para quem buscava melhorias na saúde através das águas curativas.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Além de suas seis fontes de águas medicinais, cujas propriedades são bicabornatadas sódica alcalina, bicabornatas sulfatadas, radioativas, fluoretadas e alcalinas, a cidade ganhou também o status de destino de ecoturismo. O Mirante da Lagoinha e o Pico do Gavião atraem turistas amantes de natureza e de aventura, sendo o último considerado um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre, com altitude de 1.663 m. O King Park é um dos atrativos particulares da cidade, que oferece diversas atividades de aventura.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Cercada por um parque estadual, com área protegida e aberto para caminhadas e contemplação, a cidade tem um ar privilegiado. Águas da Prata tem noventa cachoeiras, onde é possível praticar esportes como trekking, hiking, canyoning, cascading, rafting e boia-cross, ou simplesmente contemplar a natureza e aproveitar as piscinas que várias delas formam em sua caída das águas.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Entre as mais visitadas estão a Cachoeira Champagne, Pé Vermeio, Caldeirão da Bruxa, Gavião Vermelho, Cascatinha, Ponte da Pedra, Sete Quedas, Coqueiro Torto, do Camping, do Leme e das Índias.

A cidade oferece também atrativos do turismo rural, como o Sítio Santa Maria e a Fazenda Santa Maria. No Centro Cultural Boca Leão, que tem uma das fontes locais, esculturas, peças antigas e construções contam um pouco da história. Já o Canto dos Xamãs tem terapias alternativas para quem busca ficar “zen” e a partir da cidade começa o Caminho da Fé.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio