Afonso Cláudio: terra de lenda de tesouros

Município da região serrana do estado do Espírito Santo, Afonso Cláudio já foi o maior produtor de café de todo o país. Hoje, se orgulha de seu polo industrial e de suas atrações turísticas.

Foto por Ademir lauret, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Para quem gosta de explorar cavernas, esse é um excelente destino. A Caverna dos Três Pontões é impressionante, mas para chegar é necessário contratar um guia. Há uma lenda sobre o local, que diz haver tesouros nas cavernas da grande pedra, escondidos pelos padres jesuítas quando sofreram represálias e perseguições. Cada cavidade é uma caverna que te leva a um ponto diferente dentro da pedra, formando um verdadeiro labirinto.

Os Três Pontões é uma formação rochosa que chama atenção por sua altura e formato, que te faz lembrar três dedos apontados para o céu. A chegada até o ponto próximo às três grandes pontas é bem puxada e chega a durar até quatro horas.

Outros atrativos naturais são a Cachoeira de Santa Luzia, uma queda d’água que impressiona, com cerca de 50 metros de altura, dentro de propriedade particular, onde é cobrado um pequeno valor para visita, e a Pedra da Lajinha, com pico de aproximadamente 1.300 metros acima do nível do mar, localizada no Vale do Empoçado, uma rota turística que está a apenas dois minutos de direção da zona urbana de Afonso Cláudio.

Foto por Kaledyrlg, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Além da Pedra da Lajinha, outras grandes formações rochosas compõem o visual dessa área. E são todas graníticas, no estilo da Pedra Azul, em Domingos Martins. As pedras que se destacam são: Empoçadinho, Broa, Gato, Monstro, Elefante, Cruzeiro e Cabrito. Todas estão lá esperando para serem exploradas pelos aventureiros e apreciadores de lindas paisagens, algumas de fácil acesso, outras de acesso mais complicado.

Na cidade há também espaços culturais, como o Museu das Grandes Guerras, um espaço privado, que pertence a um austríaco, ex-soldado, e que tem em sua história familiar grandes combatentes, como seu pai e avó. São mais de 1.500 peças e seus mais de 60 bonecos que encenam a I e a II Guerra Mundial, além de carros, bombas desativadas, canhões e muitos outros itens que fizeram parte das guerras.

Já o Centro Cultural José Ribeiro Tristão recebe exposições, espetáculos de música e teatro e tem excelente estrutura: capacidade para 120 pessoas confortavelmente instaladas, palco, dois camarins, boa acústica e climatização. Está construído no alto de uma colina e encanta também pela bela vista da cidade e das montanhas, além de seu prédio histórico.

Não se pode deixar de citar a Igreja Matriz São Sebastião, localizada na praça central da cidade, que tem chafariz e ponte. A igreja inaugurada em 1937 se destaca pela gruta de Nossa Senhora de Lourdes e pelo elegante relógio suíço, importado nos anos 50. No teto e nas paredes está retratado o batismo de Jesus, além de outras passagens da Bíblia, e no altar encontra-se a imagem do padroeiro do município, São Sebastião, esculpida em madeira de lei e oferecida à comunidade pelo primeiro bispo do Espírito Santo, Dom Pedro Maria de Lacerda, que visitou Afonso Cláudio em 1886.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Kaledyrlg, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons