Já foram registrados neste bioma 1523 espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos. As espécies endêmicas de mamíferos da Mata Atlântica representam 20% da fauna de mamíferos do Parque. Das 704 espécies de vertebrados registradas, 70 (10%) estão compreendidas como espécies ameaçadas de extinção.
No Núcleo São Sebastião, duas serpentes, Liophis atraventer e Bothrops fonsecai, são consideradas ameaçadas de extinção. A Liophis atraventer é procedente da Estação Ecológica de Boracéia, a aproximadamente 900 m de altitude.
De todas as aves ameaçadas, merecem destaque o macuco, jaó-do-sul, jacutinga, papagaio-da-cara-roxa, papagaio-chauá, sabiá-cica e apuim-de-cauda-vermelha, pararu, pichochó e cigarra-verdadeira, gavião-pombogrande, gavião-pomba, tauató-pintado, sabiá-pimenta, choquinha-cinzenta e caneleirinho-de-chapéu-preto.
Jaó-do-sul
Sabemos que existem várias espécies em extinção, mas é importante ressaltar que temos muitas que não estão nesse estágio e que ainda podemos ter esperanças de ter esse patrimônio, que é a serra do Mar, preservado e abrigado.
Para saber mais sobre São Sebastião, clique aqui
Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…
Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…
Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…
Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…
Divulgação O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, tem um…
Crédito: John via Unsplash A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança a Especialização em…