Aurora Boreal: Filme brasileiro explica tempestade solar

No filme Aurora Boreal: O Amor em Forma de Luzes e Cores, Marco Brotto explica o que está por trás do espetáculo natural que voltou a emocionar o planeta nesta semana

Marco Brotto

Explosões solares de alta intensidade transformaram o céu da Europa e da América do Norte em um verdadeiro espetáculo de cores nesta semana. Tons de verde, roxo e vermelho dominaram os horizontes, resultado direto de uma tempestade solar que atingiu a Terra.

Quem explica o que está por trás desse fenômeno é o brasileiro Marco Brotto, conhecido como “O Caçador de Aurora Boreal”, que acaba de lançar no YouTube o documentário Aurora Boreal: O Amor em Forma de Luzes e Cores, dirigido por Júlio Mauro.

A produção une poesia, ciência e aventura para revelar os mistérios das luzes do norte e, curiosamente, descreve exatamente o tipo de evento que o mundo testemunhou nos últimos dias.

“O que vimos agora é muito semelhante ao que relatamos no documentário. Essas explosões solares intensas são as responsáveis por criar as auroras visíveis até em regiões onde há décadas não apareciam”, comenta Brotto.

Filmado em países como Islândia, Finlândia, Suécia, Groenlândia, Canadá, Alasca, Noruega e Ilhas Faroé, o longa acompanha a jornada de Brotto em condições extremas, traduzindo em imagens o fascínio humano pelo encontro entre o Sol e a Terra.

Com quase 180 expedições realizadas desde 2011 e 100% de visualização do fenômeno, Brotto conta viver um momento histórico. “Ver uma aurora é mais do que observar uma reação física no céu. É um encontro com algo que nos lembra da nossa pequenez e, ao mesmo tempo, da nossa conexão com o universo”, reflete Brotto.

Para assistir o documentário, basta buscar no youtube, Marco Brotto. www.youtube.com/watch?v=AEN7apYMg6E

Imagem destaque por Divulgação/Marco Brotto

Texto por agência com edição de Isadora Lacerda