Braulio Carrillo: um refúgio natural entre os vulcões Poás e Irazú

Vistamos o Parque Nacional Braulio Carrillo que está localizado ao norte do Valle Central da Costa Rica, na Cordilheira Vulcânica Central, entre os vulcões Poás e Irazú. Este maravilhoso tesouro natural inclui ainda os vulcões Baesrva e Cacho Negro, e se estende desde o Alto de la Palma, ao norte da região chamada Cantão da Moravia, até a Zona Protetora La Selva, em Puerto Viejo de Sarapiquí. Sua altitude máxima é de 2.906 metros acima do vulcão Barva, e tem registra temperatura mínima de 3° C e máxima de 24° C.

Devido à grande altitude em todo o parque, as chuvas são muito variadas, a partir de 2.500 mm ocorrendo com mais frequência nas ladeiras que descem ao Valle Central até 5.734 mm bem na vertente do Caribe. Com uma superfície de 50.000 hectares, o Parque Nacional Braulio Carrillo é uma das maiores áreas protegidas da Costa Rica, situada numa das regiões topográficas mais escarpadas do país. A paisagem é formada por altas montanhas densamente cobertas de bosques e múltiplas nascentes e corredeiras de água com rios e pequenos arroios de grande importância para a produção de energia hidroelétrica.

O Parque Nacional Braulio Carrillo conta com dois setores de uso público: Quebrada González y Volcán Barva, ambos com instalações para visitantes. O setor Ceibo é somente para conservação e investigação. Este parque nacional leva o nome de Braulio Carrillo, terceiro chefe de Estado que governou a Costa Rica entre 1837 e 1842. Em 1977 se iniciou a construção da atual estrada San José-Guapiles. Un ano depois, para evitar a destruição incontrolada do bosque, se criou o Parque Nacional Braulio Carrillo mediante o Decreto Executivo nº 8357, de 15 de abril de 1978, ratificado pela lei nº 6280, de 14 de novembro de 1978. Posteriormente, através de outros decretos, foram ampliadas o tamanho do parque nacional totalizando de 50.000 hectares de área protegida.

Visitando esse tesouro verde, você pode praticar trilhas pela mata, entender o processo da fauna e flora local, praticar a tirolesa que rasga parte do parque por cima das árvores, e cortar parte da região através de um teleférico que sobrevoa a copa das árvores num trajeto de cerca de 1 hora e meia, onde guias especializados mostram com detalhes animais, como dezenas de pássaros, tucanos, lagartixas e iguanas, além de borboletas em seu habitat natural. Se tiver sorte pode ver também algumas espécies de macacos que vivem por lá. Realmente um passeio emocionante e vibrante, ver a exuberante selva a poucos metros de seus olhos. Esse é apenas alguns dos exemplos de como a Costa Rica alia turismo e preservação ambiental, promovendo a sustentabilidade e ao mesmo tempo gerando empregos nessa indústria sem chaminés.

Recomendamos a sua hospedagem no Costa Rica Marriott Hacienda Belén, um show de natureza e sustentabilidade coladinho a capital San José.

Mais informações: www.marriott.com/sjocr e www.marriott.com/sjols

Fotos por: Guillermo Bastos Oliva