
A capital paulista recebe até o dia 30 de agosto a exposição “Onde Mora a Esperança”, uma experiência imersiva que une arte, fotografia e direitos sociais. Inaugurada no dia 14 de junho, a mostra gratuita ocupa o Museu da Energia, no centro de São Paulo, e apresenta 26 painéis fotográficos com imagens de 12 países, retratando o lar como espaço de memória, resistência e dignidade.
A exposição é realizada pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, com curadoria do fotógrafo e educador João Kulcsár, em parceria com a Whirlpool Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, convidando o público a conhecer culturas e realidades diversas através do olhar de fotógrafos internacionais e brasileiros.
Entre os destaques da mostra estão os registros feitos por Maíra Erlich, no semiárido de Pernambuco, e por Rodrigo Zaim, na comunidade de Heliópolis e no centro da cidade de São Paulo, onde contrastes urbanos evidenciam a urgência da moradia digna como direito fundamental. A exposição também traz imagens de um acervo histórico da Habitat Internacional, acumulado ao longo de 45 anos em mais de 70 países.
Com projeto assinado pela Arquiprom, a exposição também conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição de todas as fotografias — disponíveis tanto no site, quanto na mostra física —, presença de intérpretes de Libras no local (mediante agendamento para grupos) e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência.
Serviço
Exposição “Onde Mora a Esperança”
Data: 14 de junho a 30 de agosto
Horário: 10h às 17h
Local: Museu da Energia – Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo–SP
Entrada gratuita
Mais informações: Link