4 curiosidades sobre a Amazônia

Um dos biomas mais ricos e diversos do mundo, a Floresta Amazônica segue em alta nesta retomada do turismo. Além da vantagem de ser um destino de natureza, isolado de grandes centros urbanos, o bioma esconde em seus domínios uma série de curiosidades incríveis que só reforçam a importância deste precioso ecossistema para o meio ambiente como um todo.

Foto por João Paulo Krajewski

O hotel Cristalino Lodge, um dos melhores ecolodges do mundo segundo a National Geographic Traveler, situado no município de Alta Floresta, MT, no sul da Amazônia, listou algumas curiosidades surpreendentes sobre o bioma. Confira:

Tamanho que impressiona

Cerca de 60% de todo o território brasileiro é ocupado pelo bioma amazônico, que se faz presente em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. São cerca de 6,9 milhões de km², que compreendem, além do Brasil, outros oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Se a Amazônia fosse um país independente, ela seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Um terço de todas as árvores do mundo estão na região.

Biodiversidade

A Amazônia abriga a maior biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies de animais e plantas que sequer puderam ser estudadas ainda. Segundo estimativas, acredita-se que cerca de 20% de toda a fauna do planeta viva na Amazônia. Destaque para algumas espécies endêmicas, como o imponente gavião-real, também conhecido como harpia, o macaco-aranha-de-cara-branca e a suçuarana, que vez ou outra podem ser avistados na Reserva Cristalino Lodge.

Água que não acaba mais

Além de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km², a Amazônia tem ainda o segundo maior rio do planeta, o Rio Amazonas, atrás apenas do Rio Nilo, no Egito. São incríveis 6.400 quilômetros de extensão e mais de 1.100 afluentes.

Preserve

Nos últimos 50 anos, cerca de 17% de todo o bioma amazônico foi devastado por ações diretas ou indiretas do homem. São mais de 729.781,76 km² de áreas afetadas, incontáveis árvores ceifadas e espécies prejudicadas. Preserve. Respeite a natureza. Fomente o turismo sustentável.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Cristian Dimitrius