Passeio cultural que já reuniu mais de 100 mil pessoas em São Paulo alia mobilidade, bem-estar e impacto social com doações mensais a pessoas em situação de vulnerabilidade
O Bike Tour SP, passeio que percorre pontos históricos da capital em grupos guiados, atingiu um número expressivo: mais de 117.198 quilos de alimentos doados em prol de instituições que apoiam populações em situação de vulnerabilidade. A dinâmica é simples e transformadora — cada participante contribui com 2kg de alimentos, o que garante cerca de uma tonelada arrecadada por mês e reforça a dimensão solidária da iniciativa. As doações são destinadas à Missão CENA e ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes.
Mais do que um passeio cultural de bicicleta, o Bike Tour SP representa um movimento de transformação urbana. Desde sua criação, já reuniu mais de 100 mil pessoas em experiências que unem lazer, saúde, bem-estar e consciência cidadã. Resultado que dialoga diretamente com o cenário atual de São Paulo, onde o uso de bicicletas compartilhadas cresceu 6% no primeiro semestre de 2025, segundo a Tembici.
O formato inclui passeios culturais guiados em grupos de até 15 pessoas, com suporte do sistema de AudioTour em português e inglês. Já em Libras, o recurso é disponibilizado por meio de um vídeo gravado e transmitido em tablets acoplados às bicicletas. A proposta garante acessibilidade, promove o conhecimento histórico e cultural da cidade e, ao mesmo tempo, estimula a reflexão sobre como os meios ativos de transporte podem ser aliados da produtividade, da saúde e da convivência comunitária.
“A ideia do Bike Tour nasceu do desejo de mostrar que a bicicleta vai muito além do lazer: ela é uma ferramenta de transformação cultural e até econômica. Ver o impacto das doações e a participação ativa da comunidade nos motiva a acreditar que iniciativas como essa podem inspirar outras cidades a repensarem sua forma de se mover e de se relacionar”, afirma Daniel Moral, CEO e fundador da Eureka Coworking, e também idealizador do projeto.
A presença da Eureka Coworking como parceira estratégica amplia ainda mais o impacto da ação. Ao apoiar propostas que unem solidariedade e inovação, a empresa reafirma seu propósito de transformar realidades por meio de soluções criativas e colaborativas. Para a empresa, é símbolo de como o transporte urbano pode ser catalisador de novos modelos de trabalho e de cidades mais humanas e sustentáveis.
“O engajamento crescente do público é prova de que estamos no caminho certo. A iniciativa se tornou um espaço de encontro entre propósito e experiência, onde pedalar se traduz em solidariedade. Nossa missão é ampliar cada vez mais essa rede de impacto, alinhando sustentabilidade e apoio às comunidades”, complementa o executivo.
Com mais de 70% dos ciclistas brasileiros utilizando a bicicleta cinco ou mais vezes por semana, segundo a 4ª edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista, o Bike Tour SP reforça que o uso já deixou de ser tendência para se consolidar como alternativa real de transporte. Ao estimular hábitos de mobilidade ativa, a ideia aponta para um futuro em que produtividade e qualidade de vida caminham juntas.
Texto por agência e edição de Rebeca Dias
Com artefatos originais, recriações de ambientes e instalações em 3D, Titanic: Uma Viagem Imersiva chega…
Roda-gigante de São Paulo seguirá com a programação de terror nos dias 1º e 2…
Vacinas contra febre amarela, sarampo e influenza serão aplicadas nas dependências do Museu Catavento nesta…
Instalação colaborativa reúne cartografias de comunidades indígenas do Paraná em estrutura de madeira e sapé.…
Quem resiste a um pão quentinho com manteiga? Não há como negar a paixão dos…
Raquel Acosta participa do Gran Essenza - Jamón, Vinhos & Azeites no dia 18 de…