2 - Cultura

Webinar discute o direito à memória e o acesso à história de Luiz Gama

Divulgação

O Instituto Vladimir Herzog promove, no próximo dia 20 de maio, das 19h às 20h30, o webinar “Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”, com o objetivo de refletir sobre o direito à memória, os apagamentos históricos e a importância da preservação do legado de figuras negras no Brasil. A atividade é gratuita, aberta ao público e será realizada pela plataforma Zoom.
 

Luiz Gama (1830–1882), intelectual negro, jornalista, advogado e um dos maiores nomes da luta abolicionista no país, é o centro da discussão. Embora sua trajetória seja cada vez mais reconhecida, ela ainda levanta questões relevantes sobre memória e representatividade. A forma como seus registros e documentos são preservados e acessados convida à reflexão sobre o tratamento dado à história de personalidades negras no país. O webinar propõe justamente esse olhar crítico, ao discutir os caminhos e os desafios para garantir que legados como o de Gama sejam preservados e valorizados no Brasil.
 

O debate contará com a presença de Lígia Fonseca Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e principal referência nos estudos sobre Luiz Gama; Ednusa Ribeiro Santana, gestora pública, ativista e cofundadora do Coletivo Meninas Mahin, com forte atuação nas áreas de equidade racial e cultura; e Elisabete Marin Ribas, documentalista e doutora em Ciência da Informação pela Unesp, que atua na organização de arquivos de minorias sub-representadas e fará a mediação do encontro.
 

“A proposta é lançar luz sobre como a memória é seletivamente preservada e como isso impacta o acesso à nossa própria história”, destaca Lorrane Rodrigues, Coordenação Executiva da área de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog. O evento também abordará o papel de políticas públicas e da atuação cidadã na construção de uma memória mais plural, inclusiva e justa.
 

O webinário faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do termo de fomento nº 028/2024. A iniciativa integra as ações do Instituto Vladimir Herzog voltadas à promoção de debates sobre direitos humanos, memória e democracia..

SERVIÇO
“Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”
Data: 20 de maio de 2025 (terça-feira)
Horário: das 19h às 20h30
Plataforma: Zoom
Inscrições gratuitas aqui.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Inauguração da Árvore de Natal do Rio de Janeiro

Reconhecida como um dos símbolos do Natal no Brasil, Árvore será acesa no dia 06…

6 horas atrás

Mostra “Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos” no Farol Santander

Com mais de mil peças, a exposição revisita a memória afetiva da infância brasileira por…

6 horas atrás

Ecos da Amazônia: A orquestra binacional que aproxima França e Brasil pela música

Um projeto inédito que reúne 77 jovens músicos da Guiana Francesa e do Norte do…

6 horas atrás

Fernando de Noronha celebra a chegada de 2026 com festas icônicas e ocupação hoteleira de quase 90%

Arquipélago combina eventos exclusivos, celebração popular e alta demanda hoteleira para receber a chegada do…

6 horas atrás

Serra Negra oferece noites animadas e sabores marcantes no centro urbano

A vida noturna de Serra Negra tem se fortalecido ano após ano, criando no centro…

7 horas atrás

Natureza, aventura e boa mesa: descubra Monte Verde nas férias

Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Localizado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde…

12 horas atrás