2 - Cultura

Webinar discute o direito à memória e o acesso à história de Luiz Gama

Divulgação

O Instituto Vladimir Herzog promove, no próximo dia 20 de maio, das 19h às 20h30, o webinar “Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”, com o objetivo de refletir sobre o direito à memória, os apagamentos históricos e a importância da preservação do legado de figuras negras no Brasil. A atividade é gratuita, aberta ao público e será realizada pela plataforma Zoom.
 

Luiz Gama (1830–1882), intelectual negro, jornalista, advogado e um dos maiores nomes da luta abolicionista no país, é o centro da discussão. Embora sua trajetória seja cada vez mais reconhecida, ela ainda levanta questões relevantes sobre memória e representatividade. A forma como seus registros e documentos são preservados e acessados convida à reflexão sobre o tratamento dado à história de personalidades negras no país. O webinar propõe justamente esse olhar crítico, ao discutir os caminhos e os desafios para garantir que legados como o de Gama sejam preservados e valorizados no Brasil.
 

O debate contará com a presença de Lígia Fonseca Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e principal referência nos estudos sobre Luiz Gama; Ednusa Ribeiro Santana, gestora pública, ativista e cofundadora do Coletivo Meninas Mahin, com forte atuação nas áreas de equidade racial e cultura; e Elisabete Marin Ribas, documentalista e doutora em Ciência da Informação pela Unesp, que atua na organização de arquivos de minorias sub-representadas e fará a mediação do encontro.
 

“A proposta é lançar luz sobre como a memória é seletivamente preservada e como isso impacta o acesso à nossa própria história”, destaca Lorrane Rodrigues, Coordenação Executiva da área de memória, verdade e justiça do Instituto Vladimir Herzog. O evento também abordará o papel de políticas públicas e da atuação cidadã na construção de uma memória mais plural, inclusiva e justa.
 

O webinário faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do termo de fomento nº 028/2024. A iniciativa integra as ações do Instituto Vladimir Herzog voltadas à promoção de debates sobre direitos humanos, memória e democracia..

SERVIÇO
“Uma questão de Liberdade: o acesso a documentos de Luiz Gama e o convite à reflexão sobre o direito à história e à memória”
Data: 20 de maio de 2025 (terça-feira)
Horário: das 19h às 20h30
Plataforma: Zoom
Inscrições gratuitas aqui.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Summit reforça padrão de excelência com Treinamento de Governança em Pindamonhangaba

Divulgação Entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2026, o Summit Suítes Hotel…

5 horas atrás

Comércio forte garante a Serra Negra prêmio no Top Destinos

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Serra Negra foi reconhecida como o melhor destino de Turismo…

6 horas atrás

Novo empreendimento da Marriott Bonvoy aposta em conforto refinado e conexão com a natureza na Costa Rica

Divulgação Santa Lucia Jungle Hacienda, Autograph Collection, parte do exclusivo portfólio de hotéis independentes da…

8 horas atrás

Aero Service registra crescimento em 2025 e prepara lançamento de nova plataforma digital

Divulgação A Aero Service encerra 2025 com resultados expressivos e projeções estratégicas voltadas à inovação…

1 dia atrás

Tarifas elevadas geram insatisfação e afetam imagem turística de Monte Verde (MG)

Um dos destinos mais visitados de Minas Gerais, e talvez um dos mais importantes das…

2 dias atrás

Alta temporada gera resultados acima das expectativas em São Sebastião

Divulgação PMSS A alta temporada de verão 2025/2026 confirma o potencial de São Sebastião no…

2 dias atrás