0 Home-Destaque - banner principal

Votuporanga, a cidade das brisas suaves

Votuporanga significa “bons ventos”, “bons ares” ou “brisas suaves” em tupi-guarani, e isso muito tem a ver com a cidade. Localizada no noroeste do estado de São Paulo, tem muitos atrativos a serem visitados e um povo hospitaleiro.

Foto por Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Votuporanga (SP), via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

Quem quiser conhecer mais sobre a história local deve visitar o Museu Municipal Edward Coruipe Costa, com fotografias, móveis, objetos, quadros e esculturas que representam o desenvolvimento da cidade.

Na Praça Matriz fica a Igreja Nossa Senhora Aparecida, um dos cartões-postais de Votuporanga, que ficou pronta em 1957, em estilo neogótico. A característica mais marcante que retrata a influência gótica na Igreja Matriz é a rosácea.

Para amenizar o calor, que sempre é forte na cidade, uma boa pedida é o Parque Aquático Esportivo“Saverio Maranho”, situado em um espaço de 5 mil m², que conta com infraestrutura completa de lazer para toda a família. Tem inclusive uma piscina olímpica obedecendo às medidas oficiais de 50 metros de comprimento por 25 de largura e 1,8 metros de profundidade, com total de 2,25 milhões de litros de água.

Vale a pena conhecer também a Antiga Algodoeira Matarazzo, que resiste ao tempo. Nas edificações, funcionou uma usina de beneficiamento de algodão pertencente a um dos cerca de 350 empreendimentos da I.R.F.M. (Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo) – por algum tempo, o maior complexo industrial da América Latina –, tendo como acionista majoritário do grupo o imigrante italiano Francesco Antônio Maria Matarazzo – também conhecido como Conde Francisco Matarazzo. O prédio da usina possui arquitetura imponente, da década de 40, construído em tijolo aparente. O maquinário original, que funcionava a combustível, foi sendo substituído ao longo dos anos por outros de tecnologia mais avançada.

O Parque Municipal Bosque das Nações é um canto bucólico e tranquilo, tanto para caminhadas como para passar algumas horas contemplando a natureza e ver diversos macacos em algazarra pelas copas das árvores.

E que tal caminhar sobre uma passarela suspensa? A trilha ecológica Vale do Sol é toda em madeira, com 340 metros de extensão e 60 centímetros de elevação do chão, para que os turistas tenham mais segurança e fiquem próximos à natureza.

Não dá para fazer uma viagem e não comprar lembrancinhas. Em Votuporanga elas podem ser encontradas na Feira de Artesanato, com grande variedade de produtos feitos pelos artesãos locais.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Votuporanga (SP), via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Braulio Carrillo: um refúgio natural entre os vulcões Poás e Irazú

Vistamos o Parque Nacional Braulio Carrillo que está localizado ao norte do Valle Central da…

22 horas atrás

Sabores da terra: uma viagem gastronômica no coração da Costa Rica

É impressionante saber que a menos de 20 minutos do centro de San José, capital…

1 dia atrás

Jornada do Patrimônio retorna em agosto com tema que valoriza sentidos e memórias

Divulgação A Jornada do Patrimônio 2025 ocorre nos dias 16 e 17 de agosto de…

4 dias atrás

Com ocupações em alta, Vale dos Vinhedos retoma o protagonismo no turismo da Serra Gaúcha

Crédito Cesar Silvestro Com a maior concentração de vinícolas por km2 da América Latina, o Vale…

4 dias atrás

Jalapão terá aeroporto a partir de dezembro e promete impulsionar o turismo no Tocantins

Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…

5 dias atrás

AMITESP leva boas práticas do turismo regional ao maior evento de parcerias públicas do país

José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…

5 dias atrás