4 - Gastronomia

Vinícola Lugares divulga “Grande Encontro”, seu primeiro rótulo

A vida é feita de encontros. Foi o que aconteceu com Lúcio Salvadori Possebon e Janquiel Mesturini que, de parceiros de trabalho, evoluíram para uma grande amizade, fortalecida pela paixão que ambos têm pela cultura do vinho. Compartilhando de um mesmo sonho, eles resolveram botar a mão na terra para engarrafar histórias de lugares que de alguma forma fazem parte de suas vidas. O Grande Encontro, primeiro rótulo da recém criada Vinícola Lugares, chega num lote de apenas 2.666 garrafas. No estilo dos emblemáticos Amarones, o corte entrega um apassitado de cinco safras – 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 – com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas no Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre.

Divulgação

Para tocar o projeto a dupla foi buscar respaldo junto ao reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e ao engenheiro agrônomo Silvano Michelon, que desde a Safra 2023 acompanha de perto os vinhedos onde a Lugares já está atuando. Com o Grande Encontro, Possebon e Mesturini querem reunir amigos em torno de uma taça de vinho, levando outras pessoas a fazer o mesmo. “Queremos que a Lugares seja conhecida como a vinícola brasileira do apassitado”, aspira Mesturini. A história do vinho começou em 2006, quando o entusiasta Luiz Barrichelo, dono da Villa Bari, ainda vinificava na capital gaúcha. Hoje, o brasileiro mantém vinícola na região da Toscana (Itália), além de uma propriedade em Mendoza (Argentina). Com acordos de longo prazo, os três garantiram que os 6 hectares de vinhedos existentes na propriedade de 22 hectares, tivessem continuidade. Empolgado com o rumo que o projeto vem ganhando, Possebon mira o futuro. “Abrir uma garrafa e degustar um vinho é apaixonante, mas esta é uma cultura que vai além. Todo cuidado, trabalho e tempo empregados geram algo incrível, único. Estamos aprendendo a fazer e a transformar, e vamos avançar”.

As uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, cultivadas em espaldeira ancoradas por pilares de granito rosa, esculpidos por artesãos locais, foram colhidas e selecionadas manualmente, sendo colocadas em uma estufa da propriedade para desidratar por até 30 dias. Neste período, as uvas chegam a perder 40% da umidade. Com menos líquido, os açúcares ficam mais concentrados, gerando vinhos mais doces e alcoólicos. O processo de apassimento (passificação) foi realizado em equipamento exclusivamente desenvolvido por Barrichelo para esta finalidade, sendo redescoberto por Possebon e Mesturini. Desde a primeira safra (2006), o vinho, ainda mosto, foi para botes de carvalho mescolato – 50% francês e 50% da Eslavônia (Croácia) -, com capacidade de 1.000 litros cada. Este carvalho é especialmente usado na elaboração dos emblemáticos Amarones. A cada nova safra, novos cortes foram feitos e o blend final, com o vinho de 2022, foi feito em fevereiro deste ano. O vinho foi engarrafado em setembro de 2023.

A Vinícola Lugares é uma boutique de vinhos criada em Bento Gonçalves para redescobrir terroirs brasileiros e elaborar micro lotes cheios de personalidade e grandes histórias. Hoje, conta com o Vinhedo Villa Bari, em Porto Alegre, e com o Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, de onde ainda este ano serão lançados micro lotes de três varietais tintos. Possebon e Mesturini se dedicam a buscar novos lugares, novas fronteiras e expressões de vinhos. Mais informações pelo WhatsApp (54) 9 9149.0057 ou pelo site www.vinicolalugares.com.br.

A marca

Lugares nasceu a partir de um espírito de busca interminável. Uma busca por redescobrir culturas vinícolas em regiões específicas, por testar micro lotes de vinhedos e elaborar micro vinificações. Por personalizar cada detalhe. Um espírito de descoberta e paixão pela cultura da uva e do vinho, cultivado desde a infância em meio a parreirais e produções artesanais das famílias. O cachorro, ícone que faz parte da marca, foi inspirado num farejador de trufas, que sempre está em busca de algo e que não para de procurar. Simboliza, ainda, a amizade, lealdade e companheirismo. Juntos, name e ícone, representam a eterna procura pelo inesquecível.

O GRANDE ENCONTRO

O TERROIR

Região – Vinhedo Villa Bari – Porto Alegre (Propriedade de 22 hectares, sendo 6 hectares de vinhedos)

Variedades Cultivadas – Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc

Solo – Franco-arenoso, ou seja, um solo intermédio com maior concentração de areia. Bem drenado e com adaptação muito boa para uvas viníferas. Solo profundo, que favorece o trabalho com porta-enxertos de raiz pivotante, de médio vigor, que traz uma boa maturação da uva, com destaque para fenólicos, resultando em vinhos mais alcoólicos.

Clima – Subtropical com boas variações de amplitude de temperatura. Região de invernos não tão rigorosos, mas com boa carga de frio – 200h de frio abaixo de 7° -, muito bom para despertar da dormência. A amplitude é muito boa no verão, com dias bem quentes (35° a 40°) e noites mais amenas (10° a 15°), o que proporciona boa concentração de polifenóis e taninos. É uma região bem seca, com declividade acentuada que sofre grande influência do Guaíba. A irrigação do vinhedo é uma prática necessária para que se tenha uma boa fotossíntese alta e, assim, uma excelente maturação final. O resultado são uvas bem maduras, sãs e com ótima qualidade.

O VINHO

Álcool 13.3%

Açúcar 22.5g

Densidade 1004

Acidez total 94

PH 3.85

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Apresenta cor rubi com tons ocre.

OLFATO – Traz aromas de figo seco e uvas passas, lembrando frutas cristalizadas. Notas de amêndoas e ameixa.

PALADAR – Lembra frio fresco doce, elegante, longo, com notas de mel, tabaca, damasco e pêssego.

TEMPERATURA IDEAL – 18° a 20°

DICAS DE HARMONIZAÇÃO

O Grande Encontro é um vinho para ser contemplado, apreciado. Entretanto, para acompanhar um vinho intenso e encorpado como este, o ideal são pratos de potência similar. A dica é apostar em carnes de caça ou cortes bovinos com cozimento lento e bem condimentados. Carnes gordurosas como cordeiro, com marmoreio ou grelhadas, também são uma boa indicação com acompanhamento é azeite trufado, batata ou purê. Também são recomendados molhos agridoces, não tão doces como os com frutas vermelhas, por exemplo, ou a base de vinho tinto com um leve dulçor. Para uma harmonização de queijos as variações bem maturadas, como parmesão e pecorino romano, são as mais indicadas. Outras sugestões são o taleggio e o reblochon, com pasta mais mole, porém sabor acentuado. Sobremesas a base de cacau e chocolate amargo funcionam muito bem. O importante é que este vinho, assim como seu nome sugere, aproxime as pessoas num grande encontro.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Serra Negra brinda ao Dia Internacional do Café com roteiros de experiências autênticas

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph No dia 1º de outubro, o mundo inteiro se une…

1 minuto atrás

Contagem se destaca no turismo de eventos com a chegada do Actuall Convention by Summit Hotels

Divulgação Com mais de 600 mil habitantes, Contagem é um dos polos industriais e logísticos…

25 minutos atrás

Mês das Criança nas Fábricas de Cultura 

Programação gratuita reúne teatro, circo, música, brincadeiras e festas em comemoração ao Dia das Crianças.…

2 horas atrás

Exposição sobre Elza Soares e Beatles no Shopping Light

Em apoio à valorização do Centro de São Paulo, Shopping Light recebe exposições que unem…

2 horas atrás

Brasil atinge 142 Indicações Geográficas

Reconhecimento do INPI fortalece economias regionais e projeta a diversidade do agro e da cultura…

2 horas atrás

Onde ficar em Serra Negra: hotéis, fazendas e refúgios de luxo para todos os estilos

Localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é um dos destinos mais…

3 dias atrás