0 Home-Destaque - banner principal

Umuarama: a capital da amizade

A cidade paranaense de Umuarama, conhecida como a “capital da amizade”, embora seja uma cidade moderna, tem vários parques urbanos muito bem estruturados, que são atrativos locais. 

Foto por Prefeitura Municipal de Umuarama / reprodução via https://www.umuarama.pr.gov.br/

O Bosque dos Xetá, também conhecido como Bosque do Índio, é uma grande área verde, com 179.868 m² de mata nativa. Tem trilhas pavimentadas com nascentes internas, travessia em ponte, academia da terceira idade e memorial em homenagem aos índios Xetá, ocupantes da região na época da colonização.

O Bosque Uirapuru fica localizado no centro da cidade. Com uma área de 58.147 m², ele possui trilhas pavimentadas para caminhadas, quadras de areia, parque infantil, banheiros, canchas de malha e bocha e quiosques com churrasqueiras.

Quem gosta de turismo religioso deve conhecer a Paróquia São Francisco de Assis, que foi a primeira igreja fundada em Umuarama, em 16 de janeiro de 1961, administrada pelos freis pertencentes à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos. A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis e é a sede da Diocese de Umuarama, onde reside o bispo diocesano. Com uma arquitetura contemporânea, foi solenemente dedicada e inaugurada no dia 07 de junho de 1987, na festa do Padroeiro Divino Espírito Santo.

A Praça Santos Dumont foi edificada como um símbolo de modernidade e progresso, onde aconteciam as cerimônias cívicas e políticas do município. Atualmente, recebeu uma reforma completa e modernização, que despertou novamente as atenções da comunidade para o local que já foi palco de apresentações artísticas da programação artístico-cultural de fim de ano, com grandes eventos musicais.

Foto por vania candido, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Não dá para visitar Umuarama sem conhecer a Torre Eiffel. Localizada às margens da PR-323, a réplica apresenta a mesma proporção do monumento original francês em escala de 1 para 10: enquanto a torre em Paris conta com 324 metros de altura, a de Umuarama tem aproximadamente 32,4 metros. Para a construção foram utilizadas 30 toneladas de ferro e fibra de vidro.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: FábioGuerrer, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Café premiado e turismo de experiência marcam o novo rosto de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…

16 segundos atrás

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

22 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

1 dia atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

1 dia atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás