0 Home-Destaque - banner principal

Três Lagoas, sobre um lago

Município do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas fica localizada sobre um dos maiores lagos subterrâneos do planeta, o Sistema Aquífero Guarani, tendo relação direta com o ecossistema pantaneiro. 

Foto por DehAlves, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

O conjunto das três lagoas forma o Circuito das Lagoas, um complexo que, além de beleza, oferece oportunidades para a prática esportiva, lazer e contemplação e dá o nome para a cidade.

Três Lagoas é local de muitas histórias, representadas nos diversos monumentos espalhados em praças, como a Praça do Obelisco, marco que retrata o ponto de Feira do Gado, dos primeiros comerciantes de gado que chegaram a Três Lagoas.

As praias de água doce atraem turistas e adeptos de esportes náuticos. A Lagoa Maior tem um belo visual panorâmico e é muito procurada para a prática de esportes, como vôlei de areia, basquete, futebol de salão, vôlei de quadra e futebol Society.

A Usina do Jupiá, construída no Rio Paraná, tem como grande atrativo sua eclusa, que possibilita a navegação no Rio Paraná e a integração hidroviária com o Rio Tietê, ligando a cidade diretamente ao porto de Santos. 

Para aproveitar para relaxar e aproveitar o sol do Mato Grosso do Sul, o lugar ideal é o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox. 

Outros pontos turísticos da cidade são o Relógio Central, construído em 1936 e conhecido como “o senhor do tempo”, com 10 m de altura e que fica na região central; e a Igreja de Santo Antônio, erguida pela colônia portuguesa em 1914 e declarada como monumento público em 1931.

Não deixe de tirar fotos no Cristo Redentor, monumento com mais de 15 metros de altura, e na Ponte Ferroviária Francisco de Sá, com 1.024 metros de comprimento sobre o Rio Paraná, que faz a ligação ferroviária entre os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

O município cultiva ainda aspectos tradicionais e regionais de sua cultura, entre eles estilos musicais como o forró, o chamamé, a música caipira e o sertanejo, peças artesanais de madeira e cerâmica e pratos típicos, como o churrasco, a tilápia com provolone, as compotas de frutas e os doces à base de milho, como a pamonha. 

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: DehAlves, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Monte Verde é opção perfeita para férias longe das praias lotadas

Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Clima ameno, natureza preservada e um charme…

3 dias atrás

Café, vinhos e histórias de família: os caminhos rurais de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra…

3 dias atrás

Pousada Villa dos Leais tem tarifas especiais para as férias de verão

Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…

4 dias atrás

Lançamento do documentário acerca do maior manguezal urbano do Brasil:  temática de preservação e Economia Azul no ES

O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…

4 dias atrás

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

5 dias atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

5 dias atrás