Teresópolis: destino 100% natureza

Cercada por montanhas e unidades naturais de conservação, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas, Teresópolis é um destino para quem gosta de natureza e aventura. 

Foto por Denise Ricardo – MTUR

A 97 km da cidade do Rio de Janeiro e a 69 km de Petrópolis, a cidade está na região serrana fluminense, com clima ameno e frio intenso durante o período de inverno. Embora seja uma cidade moderna, com vários prédios, condomínios e um forte comércio, guarda ainda a tranquilidade do interior.

Foto por Bruna Prado – MTUR

Um dos seus maiores atrativos é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o terceiro parque mais antigo do Brasil, fundado em 1939. Nele fica o famoso “Dedo de Deus”, uma cadeia de montanhas que se assemelha a uma mão fechada com um dedo apontando para o céu. Além disso, ele é um dos melhores locais para quem gosta de fazer caminhadas, escaladas e rapel, além de conferir lindas cachoeiras.

O Parque Estadual dos Três Picos é ideal para os aventureiros, com trilhas desafiadores que levam ao topo dos três picos.

Já o Parc Magique é a opção para quem quer apenas se divertir em um espaço temático, com circuito de cama elástica, roda gigante, barco viking, trem fantasma e cinema 5D.

Os amantes de cerveja precisam visitar o Vila St. Gallen, uma vila germânica com uma cervejaria fundada em 1912, com um pub e trattoria com pratos de dar água na boca, fondue, biergarten, além de uma cafeteria premium.

Um local de onde é possível avistar a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar é o Mirante do Soberbo, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, assim como o monumento de Dona Tereza Cristina, o Palácio Granado e o Terminal Turístico Tancredo Neves, onde há sempre uma feira de artesanato.

Para os apaixonados por futebol, uma visita à Granja Comary é o ápice do passeio pela cidade. O famoso centro de treinamento da seleção brasileira fica aberta para vistas, e bem próximo está o lindo Lago Comary.

Teresópolis oferece uma grande rede de hospedagem, que vai de hostels e pousadas a hotéis estrelados.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Bruna Prado – MTUR